Facebook
RSS

Muito tem se comentado sobre os blogs de aluguel e da diferença que existe entre estes e os blogs corporativos, que são os legítimos blogs de propriedade de empresas criados com objetivo de veicular declaradamente assuntos de interesse dela. Ocorre que alguns profissionais de comunicação estão levando a coisa pro lado errado. Está se formando a idéia que um blog é um formato de jornalismo. Originalmente, o blog surgiu para ser um tipo de site de fácil atualização para que os internautas publicassem assuntos pessoais, uma espécie de diário pessoal. Vi o assunto inicialmente no BlueBus sobre a ação de divulgação do i9 Hidrotônico, da Coca-Cola. Depois cheguei ao excelente Simviral que foi um dos blogs escolhidos pela veiculação da ação. Veja o comentário do Rafael Ziggy do SimViral: “O SimViral.com traz há mais de 1 ano cases e ações publicitárias que acontecem dentro e fora do Brasil. Jamais escrevemos um “post patrocinado” ou fomos “alugados” por alguma empresa. Pelo contrário, recebemos diariamente releases e dicas que, quando são relevantes ao SimViral, são publicados sem nenhum incentivo. Tanto que não nos privamos de dar nossa opinião pessoal que são sempre complementadas por discussões de qualidade nos comentários. Ser um dos 9 blogs escolhidos por uma empresa de renome mundial é uma grande satisfação pra gente. É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito com muito esforço dia após dia. O case i9 da Coca-Cola é só mais um dentre os tantos analisados no SimViral. Com ou sem geladeira (prêmio dado pela Coca-cola pela divulgação), sendo ou não escolhido, publicaríamos da mesma forma por ser inovador e totalmente condizente com a nossa linha editorial. Assim como fizemos com tantos outros cases que sequer fomos sondados por empresas ou agências.”Pronto, resolvido.
Ainda hoje comentei com um amigo que estão fazendo jornalismo como se fosse publicidade, mas não tem nada a ver com esse caso. Acho que um site ou blog ser “remunerado” ou “premiado” pela veiculação de um assunto não tem problema nenhum. Ainda mais porque eles só publicaram a notícia após análise e entendimento que seria do interesse do seu público. Vemos isso toda hora em todo lugar. Pra mim é uma idéia errada quanto ao conceito do que é um blog e uma falsa moralidade também. Muito pior do que isso é tratar uma notícia jornalística como se fosse um grande evento com ares até mesmo promocionais. E isso está sendo feito diariamente pelos tele-jornais e pelos portais de conteúdo.

Bom, o vídeo que motivou toda essa discussão é esse aí embaixo. Só quero deixar claro que não recebi minha geladeira ainda. Então Coca-cola, qualquer coisa pode entrar em contato através do e-mail newsletter@emarket.ppg.br.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site