Facebook
RSS

Podcasts, blogs, Orkut e MySpace. Como lidar com consumidores que, cada vez mais, utilizam essas novas tecnologias para expressar sua satisfação ou sua decepção com produtos e serviços?

A idéia da Claro é utilizar todas essas ferramentas. O Blog Claro (www.claroblog.com.br), um canal direto com os consumidores, completou um mês em meados de agosto e recebeu 230 comentários, críticas e sugestões. Muitos desses comentários foram respondidos pelo presidente da companhia, João Cox. O blog é um canal destinado a incentivar a interação e relacionamento para que clientes possam, da forma mais livre, expressar opiniões, expectativas, idéias e críticas.

Esta é uma iniciativa que já não é inédita para as áreas de marketing e relacionamento de grandes corporações que vem investindo esforços em manter blogs corporativos. Mas a Claro vai mais longe. Além do canal de comunicação oficial que é o site da Claro e, agora também o blog, a empresa tem outras frentes de atuação na web. Por meio de seu ambiente no Second Life, por exemplo, os visitantes já podem conhecer e comprar  produtos e serviços. A Claro também lançou agora o Minha TV, serviço baseado em video streaming on demand, que permite ao cliente assistir vídeos no momento em que desejar, podendo acessá-los tanto no celular quanto no computador.

A empresa informou que também acompanha as necessidades dos seus clientes na internet e em comunidades virtuais por meio de monitoramentos constantes do cyber espaço e estão atentos às novas iniciativas para manterem-se atualizados. “Afinal isso é fundamental no mundo 2.0”.

Nota 10 para a Claro. Está ligadíssima.

E a sua empresa? Não vai me dizer que a sua principal estratégia online é responder e-mails.

CURTA NO FACEBOOK

One Response so far.

  1. Gilberto disse:

    Me desculpa, mas qual é a novidade nisso?
    Coca-Cola é uma marca que trabalha com o “cyber espaço” já tem algum tempo, assim como diversas outras marcas.

    Só porque a Claro fica de olho no que falam dela em redes sociais e porque ela criou um blog não mostra que ela conhece bem a força do marketing digital. Simplesmente mostra que ela está fazendo o que as empresas estrangeiras já fazem a muito tempo.

    Foi uma atitude pra Claro não ficar pra trás na web. Fico feliz por ela tomar essa atitude, mas não mostra o quanto ela entende bem de marketing digital.

    Ela podia adotar essa postura “marketeira” em relação aos celulares desbloqueados. Já que quando uma pessoa adquire um plano da claro ela passa a ser vinculada a um serviço e não pelo aparelho. O que há de mal em desbloquear um celular, é obrigada a pagar a mensalidade com ou sem o celular desbloqueado.

    Não adianta entender de marketing digital e se no offline atitudes assim ainda acontecem.

    abraço.


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site