Facebook
RSS

A força dos sites de busca

jan - 9 - 2009
emarket

Se um site for criado e ninguém o encontrar, o site existe mesmo?

 

Todos os dias milhares de novos sites são criados para informar e satisfazer as necessidades dos internautas que venham a visitá-los. Há hoje mais sites na internet do que pessoas. Não é de admirar que a maioria deles não tenha muitos visitantes: a concorrência é grande.

De que serve então investir tempo e recursos num site senão para divulgar uma mensagem ao maior número possível de visitantes?

A revolução liderada pelo Google

Na tv e nos jornais os anunciantes procuram quem os ouça, lhes preste atenção e esteja disposto a seguir as recomendações – são passivos. Os mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo, são fundamentais na estratégia de marketing digital de qualquer negócio hoje em dia. A grande maioria dos visitantes novos chegam aos sites motivados por uma busca, e estar bem posicionado é muito importante para o sucesso de seu plano de marketing. Os visitantes enviados pelos motores de pesquisa são por isso duplamente valiosos: não só estão disponiveis para conhecer a sua mensagem, os seus produtos ou as idéias que partilha no seu site ou blogue, como se esforçam ativamente em buscar respostas.

É aqui que entra o marketing de busca (SEM, search engine marketing em inglês). O papel do Search Marketing é o de tornar os sitios de internet visíveis nos motores de busca e converter essa visibilidade em negócios para o site. O SEM funciona, por assim dizer, como uma extensão do marketing da empresa. O primeiro passo para isso, é a otimização do site. Otimização é a adaptação do site com as principais características consideradas pelos robôs para indexar um site mais na frente.

O Google, o principal site de busca do mundo, introduziu um conceito inovador, que é a relevância dos sites. De acordo com cálculos baseados em um algoritmo, o robô de busca faz uma varredura no site e determina pelo conteúdo, pelas características e pela popularidade, qual deve ser o posicionamento em relação a uma palavra-chave.

O que fica claro é que não é tão fácil ter um site na 1a ou na 2a página. Tem vários aspectos que devem ser levados em conta.

Sou capaz de fazer uma afirmação que pode ser forte, mas é uma grande verdade: um site pode ter uma excelente audiência e gerar vendas, apenas com um bom posicionamento nos sites de busca, mesmo sem investir em outra forma de publicidade, porém se não aparecer entre os primeiros resultados dos principais buscadores, está destinado ao fracasso. A Não ser que a verba destinada para outras ações seja muito relevante.

Já criamos sites para alguns clientes (pequenas e médias empresas) que tinham uma audiência perto do ZERO e que hoje tem entre 10.000 e 20.000 visitas mensais. Ou então otimizamos sites que já existiam e que tiveram em 6 meses um aumento de até 100% na audiência que tinham.

Isso, definitivamente, não é pouca coisa.

CURTA NO FACEBOOK

One Response so far.

  1. “Sou capaz de fazer uma afirmação que pode ser forte, mas é uma grande verdade: um site pode ter uma excelente audiência e gerar vendas, apenas com um bom posicionamento nos sites de busca…”
    concordo com a afirmação… um bom posicionamento em sites de busca com certeza ajudam a gerar vendas…

    muito bom post.


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site