Facebook
RSS

 A dominação do Google no setor de buscas não acontece em todos os mercados internacionais. No Japão, o Yahoo! é o site de buscas mais utilizado. Um estudo publicado pelo comScore mostrou que o Yahoo registrou mais da metade das buscas feitas no país ou 3,4 milhões de consultas. O Google ficou em segundo lugar com 2,5 bilhões de buscas. O Google já vinha perdendo popularidade no país, depois que sua subsidiária comprou opiniões de blogueiros para que divulgassem seus serviços.

O Google é considerado o principal site de busca, mas eu tenho as minhas dúvidas se é o melhor. O banco de dados do Google pode ser o mais completo. Acredito que o googlebot é mais poderoso e indexa tudo, o que é uma vantagem. Mas as regras utilizadas para listar os resultados não são tão vantajosas para o consumidor que busca produtos ou serviços e também para as empresas que querem mostrar seu site a esses consumidores. O page rank, “nota” que o Google dá aos sites é praticamente baseada na popularidade do site (quantidade de links que existem para ele) e não em outras regras importantes como estrutura, navegação, conteúdo. Na maiorira das vezes os primeiros resultados das buscas são sites de notícias, portais, Wikipedia, Mercado Livre, os quais são quase imbatíveis qanto à popularidade. Em algumas buscas encontramos páginas quase “vazias” ou com pouquíssimo conteúdo, ou então sites que não tem relação alguma com determinado assunto, mas que tem muitos links referentes, e que acabam por se tornar “páginas de aluguel”.

Até posso concordar que para quem busca informação, notícia, conteúdo, o Google pode ser o melhor. O Yahoo!, ao contrário, mostra resultados mais valorosos para quem está buscando empresas, produtos ou serviços.

É fácil de entender a razão porque o Google utiliza a popularidade dos sites para posicioná-los mais à frente. Com essa estratégia, o gigante tem a sua mercê uma imensa maioria de sites de pequenas empresas que se obrigam a anunciar no Adwords para aparecerem entre os primeiros resultados.

A otimização para sites de busca, a outra forma dos sites aparecerem na frente, é um trabalho complicado que leva tempo para proporcionar benefícios ao anunciante, exatamente por causa dessa “exigência” do Google de que os sites tenham muitos links apontando para ele. E por causa disso, o valor cobrado pelas empresas sérias que fazem realmente um bom trabalho, acaba afugentando os pequenos anunciantes que migram para o Adwords. O problema é que esse anunciante não se dá conta que mesmo com um pequeno investimento mensal, ao longo do tempo, toda a verba que ele vai deixar nos cofres do Google é maior (ou imensamente maior em alguns casos) do que pagaria por um bom serviço de otimização e posicionamento em sites de busca.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site