Facebook
RSS

Qual q melhor estratégia de marektign online? Sites de Busca ou Email Marketing

Há algum tempo venho notando que a cada dia aumentam mais as campanhas de e-mail marketing. Você pode chamar de newsletter ou de spam. Como quiser. Mas o fato é que o e-mail marketing emerge como um instrumento anti-crise para as marcas, que podem apoiar-se neste tipo de comunicação para divulgar sua mensagem ou publicidade para uma grande quantidade de usuários. E o melhor, tem bom potencial de segmentação, dependendo da qualidade do mailing, oferece bons resultados, é efetivo e o mais importante, permite medir com precisão os resultados de cada campanha e assim ajustar a mensagem para proporcionar mais impacto.

A mensagem pode ser diferente dependendo do público-alvo. Se o foco é a comunicação com clientes ou uma campanha que busca ampliação de mercado e conquista de novos clientes, a mensagem muda. No fim o objetivo principal é o mesmo: fortalecer a marca e fidelizar clientes.

Mas a principal razão para o grande aumento na quantidade de mensagens publicitárias que recebemos diariamente é a tal crise. O e-mail marketing, a curto prazo é a alternativa de menor custo. E por isso as empresas (as pequenas principalmente) se atiram com tudo e apostam todas suas fichas. E é por isso que o e-mail marketing vem surgindo como uma alternativa aos links patrocinados que, apesar de serem tão ou mais efetivos, estão estourando os orçamentos de muitas empresas que acabam disputando entre si as posições e oferecendo valores absurdos pelos cliques.

Aí o que acontece? Dá-lhe zilhões e zilhões de e-mails. claro que uma enorme quantidade é barrada por anti-spam ou então deletada pelos ususários, mas como a quantidade é realmente muito grande acavba surtindo efeito.

Como no Brasil poucos pensam e planejam suas estratégias a médio e longo prazo, a principal, mais eficaz e ação com menor custo, que é o SEO, ou a Otimização para sites de busca, acaba sendo relegada a segundo plano. Um site bem otimizado e posicionado nos resultados orgânicos dos sites de busca, a médio prazo, tem a melhor relação custo benefício entre todas ações de publicidade online.

Falando de uma forma bem generalizada, um trabalho de otimização de site e posicionamento em sites de busca proporciona aumentos exponenciais na audiência de um site. Estou falando em um aumento de 50%, 100% ou 150% em um prazo de 4 a 6 meses. Mas o melhor é que essa audiência é constante. Se não podemos dizer que é para sempre, é bem possível afirmar que é por muito tempo, por vários anos. Exemplo: um site que tem uma audiência atual de 50 visitas por dia, em 6 meses no máximo passa a ter 100 ou 150 visitas diárias. Em 6 meses serão pelo menos 15.000 visitas a mais. E se o trabalho for continuado, o aumento na audiência se intensifica mais ainda. Então em um ano um site poderá ter 50.000 visitas a mais.

Em outubro de 2008 começamos uma consultoria de marketing em sites de busca para a empresa paranaense Recco, fabricante de lingeries e roupas íntimas feminina e masculina. O site, á época já tinha uma ótima audiência: em torno de 500 visitas por dia. Apesar disso a audiência a partir dos sites de busca era pífia, em torno de 10 visitas por dia. Hoje, menos de 6 meses depois, ocorrem mais de 50 visitas por dia com origem nos sites de buscda. Nada menos que 1000% de aumento na audiência do site.

Então, qual a melhor estratégia de marketing na internet neste momento? E-mail marketing, links patrocinados ou a otimização do site e posicionamento nos sites de busca? Opine e envie o seu comentário.

CURTA NO FACEBOOK

One Response so far.

  1. Adilson disse:

    Olá, bom dia!

    Lendo seu artigo, ficamos na duvida de qualqseria a melhor maneira de se divulgar um site, pelo contexto do artigo há defesa em torno da otimização do site, nós do site Sorte Mais temos uma audiência de apenas 30 visitas por dia, solicitamos um serviço de otimização de site e tínhamos a mesma opinião, que o site iria aumentar a sua audiência, infelizmentes, não sei se foi o trabalho da empresa contratada, mas não houve nenhuma mudança de nossa audiência, continua do mesmo jeito. Estamos partindo agora para os Links Patrocinados e E-marketing, vamos ver se melhora o resultado. Podemos até tentar novamente uma nova otimização, agora vai depender do know how da empresa, se ela realmente tem capacidade de fazer um bom trabalho, se você puder indicar alguma, poderemos analisar.

    Agradecemos.

    Obrigado.


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site