Facebook
RSS

A publicidade no YouTube

jun - 16 - 2009
emarket

Expandir o alcance de ações criativas de marketing, através do Youtube, tem se mostrado eficiente para os anunciantes. Ainda mais quando o próprio cliente torna-se o “disseminador” da mensagem publicitária

Quando você acha interessante algo que ouviu ou assistiu, qual a tendência? Mostrar para um amigo ou vários deles, não é? E se o tal amigo gostar e passar para outros tantos e assim sucessivamente como um… vírus? Só mais uma pergunta: e se toda essa “contaminação” for feita através de uma rede social da Internet? Bem, se você não for exageradamente excêntrico, pense no bocado de gente que vai acabar “provando” daquilo que você gostou.

Taí o sonho de toda mensagem publicitária na Web: nessa onda, propagar-se. Cair no gosto popular – ou pelo menos nas mãos certas – a ponto de ser retransmitida espontaneamente. Tornar-se viral. Veiculação a custo zero no alcance de mentes (leia-se clientes) simpatizantes. Com a crescente procura por vídeos online, quem ganha destaque como ferramenta desse “marketing viral” é o Youtube, líder no ranking de websites para o compartilhamento de vídeos.

Marketing e publicidade no YouTube“A rede social, Youtube, bateu o recorde de cem milhões de usuários nos Estados Unidos, em janeiro deste ano, segundo a consultoria ComScore; e ocupa a quinta posição no ranking de sites de maior visitação no Brasil, de acordo com os dados do Alexa.com. Seguindo esta multidão estão os publicitários, buscando alavancar a imagem de seus clientes através de campanhas cada vez mais criativas no portal”, afirma o publicitário Thony Conde, da agência 333 Propaganda.

Marketing Viral
A criatividade a qual se refere Conde é fundamental para otimizar a estratégia de marketing viral, uma das técnicas mais exploradas pelos publicitários para mídias sociais, como o Youtube. Uma das campanhas mais “virulentas” foi desenvolvida, em 2005, pela agência britânica Wieden + Kennedy para lançar a chuteira da Nike. O vídeo “Touch of Gold” trazia o jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho chutando uma série de vezes seguidas a bola na trave. A página tem quase 29 milhões de exibições.

A veiculação de ações pontuais também têm ganhado o mundo com a Internet. Aqui no Ceará, a agência Verve Comunicação postou o making-of de uma ação desenvolvida no aeroporto internacional de Fortaleza, em 2008. O vídeo mostrava o processo de montagem de uma mala de acrílico transparente cheia d’água e com trajes de banho e depois colocada na esteira de bagagens. Interessante mesmo foi ver a reação das pessoas. A ação fez parte da campanha de verão “Porque nós somos feitos de água”, para o Beach Park.

Outras incursões que repercutiram bem na Web foram iniciativa da Bolero Comunicação. A mais recente mostra o making-of da montagem de um aquário num ponto de ônibus, na capital. Desenvolvida para a Aquário Mania, a peça carregava o slogan: “Mais vida para qualquer ambiente”. A outra, sob o título “Palito” foi desenvolvida para a Putz Vídeo e Sex Shop, e ganhou o Prêmio Profissionais do Ano 2008. “Se se investe em ações pontuais, é com a Internet que você vai conseguir levá-la para quem não está lá e o Youtube é uma maravilhosa ferramenta de viralização”, diz o publicitário David Alencar, da Bolero.

Com a palavra os publicitários:

“O Youtube está sendo utilizado pela maioria das agências como ferramenta de marketing viral, buscando criar um nicho dentro de outro. Existe uma tendência em andamento, mas por enquanto ainda é o paraíso da bizarrice, dos obcecados pela fama instantânea e recuperação de arquivos visuais até então tidos como raros”.
Fernando Costa, da Verve Comunicação

“O Youtube é uma poderosa mídia de divulgação de campanhas. Todo VT que entra na televisão convencional no mesmo dia vai também para o portal. Além de aumentar a cobertura, ele permite uma frequência ilimitada na divulgação e a manutençao de um portfólio sempre atualizado da agência”.
Miguel Saboya, da Ponto Inicial

“O Youtube vem crescendo exponencialmente e as empresas de publicidade procuram auxiliar os empresários a darem um pouco mais de importância a esse tema. Através dele, podemos observar que quem viu o vídeo foi porque estava interessado ou recebeu indicação de alguém que gostou. Trata-se de uma publicidade mais direta com o consumidor”.
Marina Moraes, da Mota Comunicação

“Dentre as diferenças deste tipo de mídia para as demais podemos citar a censura quase zero, a gratuidade na veiculação e a possibilidade de atingir pessoas em todos os cantos do planeta. Outro fator atraente é a possibilidade dos comerciais serem mais longos e, em alguns casos, até mais ousados”.
Natashia Bedê, da LS Estratégia

“Além do custo, a principal diferença do Youtube para outras mídias é o impacto causado só em quem assim o deseja. Assim, o poder de persuasão da publicidade é ampliado. Isso exige que o material publicitário seja, antes de tudo, de entretenimento. A mensagem viria ‘em segundo plano’. Em Fortaleza, contudo, esta ainda é uma prática pouco utilizada”.
Mário Ribeiro, da Promosell Comunicação

E mais:

– Pesquisa realizada pelo Youtube revelou que 50% dos entrevistados assistem a vídeos na Internet uma vez por dia*.
– 79% justificam esse costume pela praticidade da Internet: pode-se assistir ao que se deseja, na hora em que se quer*.
– Marketing viral é a técnica usada para tornar conhecida uma marca em nichos de mídias sociais como Orkut, Facebook, Myspace, Twitter e Youtube, por exemplo. Se bem sucedida, a peça publicitária é reproduzida como “epidemia”.
– Além de postar vídeos de forma gratuita, com o marketing viral ou com a criação de um canal oficial, os anunciantes podem comprar espaços de mídia disponibilizados pelo portal.
– Dados apresentados pelo Youtube ao mercado publicitário, em fevereiro deste ano, segundo afirma o publicitário Thony Conde, da agência 333 Propaganda.

Luar Maria Brandão – Especial para O POVO

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site