Facebook
RSS

Os veículos de mídia tradicional, jornais, TVs e rádios, acuados pela forma como a internet conquista  espaço, se rebelam e tomam medidas para tentar reduzir o domínio cada vez maior que a mídia online vem exercendo. Mas não é só isso, é claro. O que mais assusta esses veículos é a situação que já é real de diminuição nos investimentos por parte dos anunciantes e consequente redução dos lucros dessas empresas. Lucros que foram exorbitantes enquanto eram só eles.

Representadas pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), jornais, TVs e rádios pedem para que a mesma lei que restringe investimentos estrangeiros na comunicação valha também para o mundo digital.

O argumento dos grupos é que internet deve seguir as normas praticadas respeitadas por outras mídias. Pela Constituição, as empresas que produzem conteúdo jornalístico podem ter, no máximo, 30% de capital internacional. O controle administrativo e editorial tem que estar na mão de brasileiros natos.

Segundo as associações, a internet vem sendo usada como saída para os grupos disseminarem o conteúdo de forma convergente. “Toda vez que há uma violação a essa propriedade jornalística, a esse conteúdo editorial, há uma maneira de enfraquecer as empresas constituídas pelas regras e por uma concorrência desleal”, afirmou o presidente da Abert, Daniel Slaviero, em entrevista ao Jornal Nacional.

A discussão recem começou e esse barulho vai longe. Para mim isso está parecendo mais é disputa de espaço e tentativa de proteção e controle de mercado.

Qual a sua opinião?

CURTA NO FACEBOOK

One Response so far.

  1. Vorlei disse:

    Espaço tem para todos as mídias. Vai ganhar mais quem mostrar resultados. Isso a internet sabe fazer. Aliás, sua principal característica é a capacidade de mensuração da audiência. Veículos de massa trabalham com resultados presumidos.


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site