Facebook
RSS

A convite do One Club, renomados diretores de Criação escolheram os melhores trabalhos interativos da década, baseada na pasta da própria comunidade dos criativos. 75 peças foram escolhidas pra o julgamento cujo critério analisava a capacidade de interação das campanhas e o impressionante apelo visual. Do revolucionário “Subservient Chicken”, da Crispin Porter Bogusky para Burger King, a trabalhos da Nike, as propagandas mostram como usar o digital de forma poderosa e, por isso, estão entre as top 10.

O ranking é dominado pela CP B, que em 2005 criou o Subservient, uma galinha gigante que fazia o que lhe fosse mandado. Aproveitando a campanha que foi para a TV, a agência criou a webcam Subservient Chicken, que permitia aos usuários dar ordens ao frango em tempo real, o que, segundo a One Club, “se tornou um fenômeno genuíno e redefiniu a publicidade interactiva”:

 

Em segundo vem a campanha “The Hire”, da agência Fallon para a BMW. Em 2002, foi criado o BMW Films, série de curtas-metragens dirigidos e estrelados por uma lista de talentos de Hollywood, que girava em torno de um personagem central chamado The Driver, o “melhor do mundo quando se trata de transporte de pessoas em situações perigosas”. Os traços de caráter, juventude, integridade, paixão e vontade de assumir riscos do Driver refletiram diretamente sobre a marca e o público:

 

Já a R/GA ficou com o terceiro lugar da lista, com o “Nike Plus”, de 2007. A ideia foi instalar nos tênis da Nike um sensor que coletava dados sobre trilhas e transmitia diretamente para um iPod, conectado com o site nikeplus.com. Esta plataforma digital permite que os usuários definam metas, comparem corridas e se conectem com comunidades de corredores:

 

A quarta posição foi preenchida pela Uniqlo, popular cadeia de vestuário japonesa, que em 2008 viu a Projector criar um widget chamado “Uniqlock”. A criação apresentava coreografias, um relógio, música cativante e um utilitário de tempo. “Sua personalidade excêntrica e execução rítmica única capturou a imaginação dos consumidores em todo o mundo”, comenta a One Club:

 

A CP B também aparece na quinta posição, com outra criação para o Burger King, o “Whopper Sacrifice”, de 2009. A ideia era simples. Os usuários do Facebook receberam uma oferta – retire 10 pessoas da sua lista e receberá um Whopper gratuitamente. 233.906 pessoas foram sacrificados em apenas 10 dias:

 

Em sexto lugar aparece a Wieden Kennedy, com a campanha “Chalkbot”, criada este ano para a LiveStrong Foundation. A agência aparafusou uma máquina na traseira de um caminhão, o veículo circulou pelo Tour da França escrevendo mensagens para os ciclistas que passariam por ali. Os mais de 36 mil recados foram enviadas por usuários de redes sociais:

 

A Forsman & Bodenfors vem na sequência com “Dream Kitchens”, para a IKEA, criado em 2006. Um showroom online permitia que visitantes passeassem com um caminho através de cozinhas em 3D construídas para cada gosto e estilo, oferecendo uma tela de cinema para explorar produtos da marca:

 

Quem levou a oitava posição foi a AKQA. Em 2009, a agência criou o “Eco Drive” para a Fiat, que funcionava assim: depois de baixar o aplicativo eco:Drive para o PC, o usuário conectava um pendrive em seu Fiat e conseguia registrar e analisar sua aceleração, desaceleração, mudanças de velocidade e a própria velocidade. Isto lhes permitia calcular a quilometragem total, CO2 produzidos e outras métricas de condução. Então eram criados filmes que explicavam os maus hábitos do motorista e lhe dava conselhos para melhorar:

 

O penúltimo lugar é da BBDO para a HBO, o “HBO Voyeur”, de 2008. A interatividade permitia aos usuários mover de janela para janela e de uma história a outra, além de pausa para rever cenas ou mudar a trilha sonora para criar um novo estado de espírito no que estava sendo exibido:

 

Por último veio a Ogilvy, com o “Dove Evolution”, criado em 2007. Em um vídeo, a agência mostrava uma modelo da aparência normal até se transformar em “garota propaganda”. O viral incentivava mães a se envolverem com os workshops Dove Self Esteem:

 

Fonte:

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site