Facebook
RSS

Investir na internet dá resultado?
Que retorno minha empresa terá com as redes sociais?
Meu site está sendo acessado?

Essas perguntas têm, sim, respostas. Com o uso das diversas ferramentas de mensuração é possível verificar – em tempo real – o retorno das ações em marketing digital. Embora grande parte das empresas já esteja consciente da importância das ações on-line, muitas – em especial as grandes corporações – exigem que esse resultado seja comprovado em números.

“Isso ocorre muitas vezes por cobrança dos outros departamentos que precisam medir a eficácia dos investimentos em ações on-line. As ferramentas de mensuração permitem que as empresas e os gestores demonstrem o resultado do trabalho e também que observem se estão alcançando seus objetivos”, aponta Joyce Jane, CEO do iDigo – Núcleo de Inteligência Digital, que promove o curso Métricas para Gestão de Negócios, dia 13 de abril, no Rio de Janeiro.

Diferentes métricas podem ser necessárias, de acordo com a ação: redes sociais, links patrocinados ou verificar o alcance de um site ou blog. Para analisar as ações em sites, o Google Analytics é a ferramenta gratuita mais completa que permite que o gestor verifique detalhadamente o comportamento dos internautas. “Número de visitantes únicos, taxa de rejeição, page views e tempo de navegação no site são alguns dos indicadores que podem ser analisados com a ferramenta. O mais importante é saber que esses dados não devem ser considerados de forma isolada. O gestor deve avaliar as métricas em conjunto para que chegar a um melhor resultado”, opina Joyce.

Para campanhas mais específicas, como as em redes sociais, é possível mensurar o resultado por meio de buscas ou com o uso de ferramentas pagas que verificam a quantidade comentários, RTs e compartilhamento. “Dessa forma é possível observar se a ação gerou resultado ou não. Se a ação viralizou na rede, ou seja, todo mundo viu, clicou e compartilhou com os amigos, o seu objetivo foi alcançado”. Já para mensurar as ações de links patrocinados, é possível utilizar a ferramenta adwords. “De posse dos dados, o analista poderá demonstrar ao gestor o retorno financeiro da campanha, ou seja, se os cliques no anúncio pago gerou venda ou converteu-se em clientes para o negócio.”

Com os relatórios em mãos, os gestores podem avaliar os investimentos feitos em redes sociais, blogs e até no site institucional, e assim saber o que mudar e qual estratégia representa o melhor investimento. “As ações on-line não são experimentais, os resultados podem ser comprovados e demonstrados”, enfatiza Joyce. Enquanto nos meios off-line a rentabilidade das ações é apenas estimada, na internet é possível medir isso em tempo real. “Este tipo de controle é fundamental para verificar o retorno dos investimentos”, reforça Joyce.

CURTA NO FACEBOOK

One Response so far.

  1. Muito tem-se falado sobre as redes sociais, sobre como a divulgação nestas aumentou, porém, é fundamental lembrar que a rede social não é garantia de venda, é preciso, acima de tudo, saber onde o seu cliente está.
    O seu público tem 50 anos? então, provavelmente ele não ficará Twittando durante o dia.
    É preciso estar onde o seu cliente está.
    Muito bom o post.
    Passe no meu blog depois, será muito bom para trocarmos informações.
    Abs


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site