Facebook
RSS

Outro dia respondi algumas perguntas da Marina Pastore que buscava contribuição para o post que post que ela estava escrevendo para o blog da agência Vogg, de Curitiba. Aproveito para falar um pouco mais sobre isso: o poder do marketing viral.

De uma forma geral, o marketing nas redes sociais, assim como as ações virais, estão diretamente ligadas ao branding, à promoção e fixação da marca junto ao público-alvo. Mas certamente o fortalecimento da imagem da empresa traz resultados financeiros e comerciais. Esse é o objetivo final do marketing.

A visibilidade alcançada pelas empresas com uma exposição “positiva” nas mídias sociais e o poder viral de ações como os vídeos citados proporcionam crescimento da carteira de clientes, fidelização desses clientes e conseqüente aumento das vendas.

Importante destacar a palavra “positiva” porque o contrário também é verdadeiro. O marketing viral pode ser lucrativo ou prejudicial. As mídias sociais podem fortalecer uma marca ou acabar com ela.

Um vídeo para ter mais chances de se tornar um viral de sucesso, tem que apelar ao sentimento das pessoas, incutindo nelas a vontade de divulgar para outras. Para isso, o principal é captar a total atenção de quem o vê. Para passar uma forte carga de passividade ao internauta, um viral precisa ser provocador, intuitivo, descontraído. Eu ia citar que tambem deveria ser único, ou seja, um vídeo que tenha uma “sacada” diferente. Claro, que se isso for possível, vai ajudar muito. Porém, atualmente, com a proliferação do uso da internet e com uma tendência do gosto geral da grande massa, as receitas se repetem e com sucesso.

O engraçado e o ridículo atraem as pessoas. Assim, os vídeos que fazem mais sucesso normalmente estão relacionados ao humor ou que mostram pessoas em situações constrangedoras. Outro tipo de vídeo que atrai e agrada o público são aqueles com apelo emotivo, como crianças e animais fazendo coisas ternas e divertidas.

Confiram a apresentação Cases de sucesso nas mídias sociais de autoria de Almir Neves:

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site