Facebook
RSS

Diariamente, milhões de usuários fazem pesquisas nos sites de busca para encontrar produtos e serviços. Mesmo com o surgimento das redes sociais que vem atraindo a atenção dos brasileiros, os sites de busca ainda respondem por 70% de todo tráfego da internet. Outro ponto importante é que usuários que procuram por algo nos sites de busca são aqueles com muito mais potencial para fazerem uma compra.

Por causa disso, muitas das estratégias digitais adotadas pelas empresas se valem do potencial das buscas para fortalecer a presença da marca no ambiente online.

No segundo trimestre de 2011 o Google lucrou US$ 2,51 bilhões e 70% da sua receita vem dos anúncios patrocinados, o Adwords. Se o gigante lucra tanto é porque as empresas estão cada vez mais anunciando em buscas.

Mas quando se fala em pesquisa nos buscadores, entre a opção de clicar em um anúncio pago ou no resultado da busca espontânea, qual é a preferência do e-consumidor brasileiro?

Respondendo essa e a outras questões, a agência WBI Brasil divulgou o resultado da 7ª edição do Raio-x do E-commerce: quem é quem na mente do consumidor: o índice de e-consumidores que clicam nos resultados espontâneos saltou para 88,86% nessa edição da pesquisa, contra 11,14% que preferem os anúncios pagos.

Ou seja para cada 1 cliente que a sua empresa pode conquistar a partir dos anúncios patrocinados, 9 poderiam vir através dos resultados orgânicos das buscas.

Eu, particularmente, dificilmente me atenho aos links patrocinados. Ultimamente tenho prestado mais atenção, mas acho que é com o objetivo de comparar outros anúncios com os dos nossos clientes. Em uma pesquisa rápida aqui na emarket com 5 colegas, 2 disseram que nunca dão atenção para os patrocinados, 2 disseram que olham pouco e 1 disse que quase não olha.

Mesmo sem tanta efetividade, as empresas anunciam cada vez mais no Adwords e engordam o bolso do pessoal da Google. Mas por que isso ocorre? Certamente porque é mais fácil aparecer entre os primeiros dos anúncios patrocinados do que na busca orgânica. “Qualquer pessoa” pode criar sua campanha de links patrocinados. (Há controvérsias! Criar uma campanha de qualidade exige cohecimento.)

Mas e quanto ao retorno? Já pensaram nisso?

Mesmo que uma campanha no Adwords envolva investimentos menores, o retorno que um site pode ter se aparecer na 1a página das buscas orgânicas com certeza é muito maior: muito mais visitas por muito menos investimento, muito mais clientes, maior lucratividade. Custo-benefício excelente.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site