Facebook
RSS

email-marketingUma das ações mais adotadas pelas empresas para divulgação na internet é o e-mail marketing, não tanto pela sua eficácia mas principalmente por causa do baixo custo. As empresas de uma forma geral ainda têm a ideia de que o mais importante é que o investimento seja baixo em ações de publicidade pela internet. O mais engraçado é que as grandes empresas são as que mais se valem dessa ação para divulgar seus produtos. As grandes companhias como Wallmart, Magazine Luiza, Groupon e outras do gênero nos bombardeiam diariamente com propagandas não-solicitadas. E assim vão colaborando para proliferação do spam, essa praga virtual.

Por outro lado, não considero que o e-mail marketing não deva ser feito. Manter uma boa comunicação e enviar ofertas para aqueles usuários que solicitaram/autorizaram é uma boa prática de relacionamento com clientes potenciais. Mesmo uma campanha para buscar novos cliientes pode ser adotada desde que com limites. É possível fazer prospecção de novos clientes através de e-mail. Mas isso não quer dizer enviar mensagens “todos os dias para todos e-mails do mundo”.

Além de boas práticas para ser conveniente no disparo de uma mensagem, o ponto de equilíbrio é encontrar a linguagem ideal para conversar com seu público-alvo dentro dessas ações.

Para auxiliar nesse processo de adaptação da linguagem ao seu público-alvo, a VIRID dá algumas dicas de como identificar e utilizar essas técnicas dentro da campanha de e-mail marketing.

Conheça seu público-alvo – Esse é o ponto mais importante. Antes de qualquer coisa é preciso conhecer profundamente o seu público-alvo, saber os hábitos de consumo, interesses, e até cultura de navegação dele, seja dentro do seu site, outros portais e, principalmente, nas redes sociais.

Segmentar é preciso – Se você tiver uma base extensa, que apresente perfis diferentes, a segmentação pode e deve ser sempre o caminho. Por exemplo, em um e-commerce de material esportivo, não adianta mandar ofertas de camisas do time A se o consumidor é fã do time B. Segmente as peças de e-mail marketing: os resultados serão otimizados e os clientes mais fidelizados.

Seja direto e verdadeiro – Acima de tudo, o cliente preza por respeito e transparência. A relação entre cliente e marca é mantida pela confiança e credibilidade. Por isso, é necessário ser direto e verdadeiro dentro das campanhas de e-mail marketing. Voltando às boas práticas, o internauta quer relevância. Então além de falar a linguagem dele, vá à mensagem central sem rodeios. Seja simples e claro ao transmitir a ideia.

Analise os relatórios – Algumas das plataformas de disparo de e-mail marketing fazem uma análise bastante criteriosa sobre a interação do usuário com a mensagem recebida. A partir desses relatórios é possível identificar se a linguagem está adequada e instiga o usuário a interagir com a sua campanha.

Com colaboração de Michelle Segantini

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site