Facebook
RSS
Promoçoes nas redes sociais Campanhas nas redes sociais

Curtir ou não curtir? Eis a questão! - Foto by Fotolia

O número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente atingiu 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012, no Brasil. Considerando que mais de 90% deles usam as redes sociais, teríamos pelo menos 70, 75 milhões de brasileiros acessando as mídias sociais.

Apesar dos usuários do Facebook principalmente estarem decidando menos tempo ao site do que há seis meses, é fato que as redes sociais estão muito presentes no cotidiano das pessoas e são fortes mobilizadores de causas e tendências.

Uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia e pela M.Sense, empresa especializada em estudos sobre o mercado digital, revelou que os consumidores querem interagir com as marcas nas redes sociais. A pesquisa apontou que as marcas que interagem com o usuário são a preferência de 76% dos pesquisados.

A revelação negativa da pesquisa é que os brasileiros ainda não tem o hábito de acompanhar marcas no Facebook: apenas 40% dos usuários curte alguma marca, produto ou empresa. No Twitter, esse número sobe para 50%.

A pesquisa informa que o principal fator que inibe os internautas de seguir uma marca é o receio de receber mensagens publicitárias em grande quantidade. Ou seja, brasileiro não gosta de publicidade, não gosta de spam. Será?

A maioria dos entrevistados diz que gostaria de receber aproximadamente três posts por dia, fazendo com que a marca se mostre presente, mas sem exageros. Novidades e eventos, entre outros, é o tipo de informação mais requisitada por 96% dos usuários do Facebook e 89% dos usuários do Twitter. Postar somente publicidade sobre produtos e serviços ou usar as redes sociais apenas como SAC não tornam a marca útil para os consumidores e para o mercado.

Já para 65% dos internautas, a utilidade em acompanhar uma marca nas redes sociais está na relevância do conteúdo postado e 61% deles acreditam que promoções e ofertas também agregam valor.

Podemos concluir que o fator decisivo para que as empresas tenham sucesso nas redes sociais é engajar o consumidor com a marca, por meio de conteúdo relevante e promoções, conforme afirma Bruno Maletta, sócio da M.Sense: “Na estratégia de relacionamento com o consumidor, as empresas não podem mais abrir mão do investimento nas redes sociais, porém é necessário que as marcas aprendam como devem se comportar na abordagem com o cliente”.

A nossa experiência no gerenciamento de redes sociais para nossos clientes confirma exatamente que o que mais os usuários querem é obter vantagens, sorteios, brindes, promoções. Mas sem publicidade? E o que seriam essas promoções senão uma forma de fazer publicidade?

Na verdade, você pode fazer publicidade nas mídias sociais desde que dê alguma coisa para o internauta. Ele vai curtir e amar sua marca se puder levar alguma vantagem. Simples assim. O segredo é fazer publicidade sem parecer publicidade.

CURTA NO FACEBOOK

One Response so far.

  1. 7 mudanças importantes nas redes sociais, no Brasil. | Blog do JJ disse:

    [...] interagem com eles em redes sociais Em uma pesquisa realizada pelas empresas Hi-Mídia e M.Sense, 76% dos brasileiros pesquisados afirmaram que preferem marcas que interagem com usuários de redes s…. No entanto, apenas 40% indicaram que seguem marcas no Facebook, enquanto 50% disseram que as [...]


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site