Facebook
RSS

Ao receber uma mensagem por e-mail, o usuário tem as alternativas de abrir ou não a mensagem, deixar para ler mais tarde, encaminhar para alguém ou simplesmente apagá-la. Isso quando recebe!

Segundo dados da Return Path, a média global de ingresso de mensagens na caixa de entrada é de 81%. Segundo o emarketer, esse índice é um pouco menor, na casa dos 76%. No Brasil, entre 20% e 35% dos e-mails caem na caixa de spam.

Para Rodrigo de Almeida, diretor comercial da Dinamize, empresa de envio de email marketing, esse resultado ruim ocorre por diferentes razões como conteúdo fraco das mensagens, infra-estrutura deficiente dos servidores e a má qualidade na segmentação de envio.

Campanha de e-mail marketing

Foto by Fotolia

Cativar o cliente, prender sua atenção e convencê-lo que aquela mensagem é importante ou mais do que isso, é imprescindível, é uma ciência. A entregabilidade é crucial em qualquer campanha e pode determinar o sucesso ou o declínio de qualquer ação.

Focando a experiência do usuário com o objetivo de melhorar a taxa de retorno do e-mail marketing, a Virtual Target, plataforma de e-mail marketing, preparou algumas dicas para identificar qual o melhor método de envio do e-mail marketing, trazendo maior taxa de entregabilidade e aproveitamento.

O teste A/B é um método de teste de marketing que consiste em selecionar várias amostras do público e aplicá-las em situações diferentes a fim de melhorar as taxas de retorno. Este teste é muito utilizado em diversas situações do marketing e pode ser aproveitado no e-mail marketing também.

Para iniciar, antes de enviar sua campanha, pense em dois ou três subjetcs diferentes. Depois, retire da sua base de e-mail uma pequena amostra de mais ou menos 10% do total de e-mails. Então, divida essa amostra em três partes iguais e faça três envios de email selecionando um assunto diferente para cada um deles. O envio que der maior retorno tem o subject que chama mais atenção. Aí basta você usar esse subject que desencadeou o maior número de cliques e visualizações para dar sequência a sua campanha de e-mail marketing.

Se a sua base de contatos for muito grande, fazer a manipulação da mesma como mencionado acima não é aconselhável. Desta forma, utilize segmentação a partir de um ID do contato (número de identificação). Envie para uma parcela de pares, outra parcela de ímpares, ou faça segmentações a partir dessa variável.

Além de testar o melhor subject, o teste A/B pode ser aplicado em outras situações para elevar a taxa de sucesso da sua ação de e-mail marketing. O mesmo conceito pode ser aplicado também para definir o melhor dia ou horário, ou ainda para escolher a promoção que poderá ter o maior destaque.

Toda campanha de marketing tem o objetivo de gerar retorno para o anunciante. No e-mail marketing o teste A/B poderá ajudá-lo a para tomar decisões embasadas em resultados reais e assim potencializar melhores resultados.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site