Facebook
RSS

Vídeos inusitados tem sido cada vez mais utilizados por empresas como uma estratégia de marketing viral para gerar visibilidade para marcas ou até mesmo para lançamentos de produtos e serviços.

O Harlem Shake é uma amostra do poder da cultura pop e como a internet pode ser um verdadeiro combustível para ela. É também um exemplo de como algo completamente inútil pode se tornar um verdadeiro sucesso por ser “engraçado” e devido ao caráter viral da internet.

Desde o início de fevereiro, a web foi invadida por uma série de micro vídeos inusitados, com danças bizarras e pessoas caracterizadas das mais diversas formas ao som da música ‘Harlem Shake’, do DJ norte-americano Baauer.

O vídeo considerado o inventor oficial do Harlem Shake foi postado no início de fevereiro de 2013 pelo vloger Filthy_Frank (abaixo).

Apesar do Filthy_Frank ter sido o primeiro, a versão padrão adotada pelos internautas foi criada por um grupo de skatistas australianos de 16 anos que costumavam postar vídeos no YouTube e, em um dia chuvoso e sem ter o que fazer, decidiram filmar algo diferente em meio ao tédio.

Essa mistura de dança com uma nova linguagem se tornou uma verdadeira febre. Até o dia 12 de fevereiro, 12 mil vídeos do ‘Harlem shake’ tinham sido postados no Youtube por usuários de vários lugares do mundo, segundo o blog YouTube Trends, com mais de 44 milhões de visualizações no total. O formato simples fez da música um dos hits mais vendidos pelo iTunes em fevereiro.

A questão proposta pelo Rafael Brandon, que nos enviou uma indicação sobre os movimentos culturais na internet, é “por que os publicitários não aproveitam movimentos culturais como uma oportunidade de divulgação para marcas?”

Algumas empresas já vem utilizando esse fenômeno como “isca” para ganhar visibilidade, como a Pepsi e a Red Bull, no exterior e agora, a a Fiat no Brasil.

O vídeo abaixo foi produzido para divulgar e promover o Fiat Idea. A idéia é bem simples. A grande sacada é manter a linguagem da internet no vídeo para divulgar os atributos do produto. E tudo isso com um custo muito baixo.

O vídeo foi publicado no canal CurtaessaIdea, mas pelos números não foi muito divulgado ainda.

Olha aí, Fiat, se precisar de uma empresa especializada em marketing e comunicação em mídias sociais pode contar com a emarket. Temos ótimas soluções para viralizar esse vídeo.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site