Facebook
RSS

O anúncio do novo Papa Francisco I, na semana passada, foi utilizado por diferentes agências e anunciantes como uma estatégia do que vem sendo chamado de Marketing de Oportunidade. Tudo na internet, principalmente das redes sociais, é instantâneo. E os marketeiros de plantão não marcam bobeira, arregaçam as mangas e dão asas à criatividade.

Na semana passada, quando a fumaça branca anunciou o Habemus Papam, foi vista no Vaticano, algumas marcas rapidamente aproveitaram para divulgar peças e ações criativas. Bom, pelo menos algumas, como a do Arroz Tio Jorge que fez a relação contrário ao afirmar que não tem papa ou então, em latim, “Non Habemus Papa”. A imagem foi postada na fanpage da empresa.

arroz-tio-jorge

Outro exemplo de ação de marketing ligada a um evento real foi o caso de “Daniel do Outback”. Era final de fevereiro quando Daniel Campos foi barrado na porta de um restaurante Outback, em São Paulo, por chegar um minuto após o horário de fechamento. Resolveu, como tantos consumidores indignados, reclamar no Facebook. Só que dessa vez n
ào colou. Nem os próprios amigos do Daniel compraram a briga e ficaram do lado da empresa.

O caso pegou fogo, ou, no jargão da rede, se tornou viral. Foi aí que outras empresas enxergaram uma oportunidade.

Marcel Bely, analistas de mídias sociais e amigo do Daniel estava online quando a discussão começou, rapidamente criou uma comunidade de Facebook chamada “Daniel do Outback”, que pegou carona na história e logo chegou a cerca de 2,5 mil assinantes e 246 mil visitantes virtuais.

Pronto. Não demorou para bares e restaurantes também usarem o caso.

Entre outros, o Boteco Belmonte, do Rio de Janeiro, criou e postou uma imagem que dizia “Daniel, vem sem pressa que a gente tá te esperando”.

“Daniel, pode chegar 23h01, no Entre Amigos, a essa hora, a noite está só começando”, dizia a peça do estabelecimento situado no Recife.

marketing-de-oportunidade

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site