Facebook
RSS

Atualmente, falar sobre SEO está se tornando quase tão natural quanto falar sobre internet. Táticas, dados, regras, cases, tudo isso é assunto em inúmeros sites e blogs. Mas você já parou para pensar sobre a origem do termo SEO?

Embora pareça um fenômeno recente, o termo SEO e as práticas relacionadas a ele foram criados há mais de uma década. Há alguns anos, um americano tentou, sem sucesso, patentear o conceito de Search Engine Optimization, o famoso SEO. Ele alegou tê-lo criado em 2007, e causou revolta entre a comunidade de profissionais que trabalham com isso, pois a origem do termo SEO teria ocorrido quase uma década antes.

Mesmo concordando em relação à época de criação do conceito, há histórias diferentes para como ele teria surgido. A mais divertida é a apresentada por Bob Heyman, do site Search Engine Land, que você lê a seguir.origem do termo SEO

Tudo começou no verão de 1995, às três horas da manhã numa segunda-feira. Heyman estava em casa, quando o telefone toca e um cliente da empresa de desenvolvimento de audiências da qual era vice-presidente, a Cybernautics, grita no receptor: “Por que diabos nós não aparecemos antes da página quatro neste maldito negócio? Página quatro, seus idiotas.”

A voz do outro lado era do gerente da banda de rock Jefferson Starship. Ele queria mostrar para o promoter de uma boate o quão descolada a banda era por possuir um website (lembrando que estamos em 1995). Mas ele não lembrava o URL da página (www.jstarship.com, desativada), então digitou “Jefferson Starship” num site de buscas. A irritação surgiu quando ele percebeu que a página não apareceu entre os primeiros da lista.

Na manhã seguinte, Heyman chegou a Cybernautics e definiu que saber como manter uma página no topo do ranking das páginas de busca era uma nova prioridade para a empresa. Na época, o que ditava os resultados das buscas orgânicas era quantas vezes as palavras chaves apareciam no site.

Assim que perceberam isso, Heyman pediu aos designers que escrevessem as palavras “Jefferson Starship” inúmeras vezes, em fonte minúscula e na cor preta, contra um fundo de tela preto (atitude hoje extremamente mal vista e condenada pelo Google). Pouco tempo após a modificação, a página da banda voltou a ocupar o topo da lista de resultados em sites de busca. E essa seria uma possível origem do termo SEO.

A outra versão é bem mais chata. Uma pessoa que programava sites oferecia, entre seus serviços, a estrutura para um site se posicionar melhor nos sites de busca.

Não dá para descartar, mas a primeira história sobre a origem do termo SEO é bem mais interessante, né?

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site