Facebook
RSS

A bola da Copa do Mundo está rolando, e junto com ela muitos tuítes, mensagens no Facebook, fotos no Instagram, vídeos no YouTube. A regra parece clara: não basta assistir aos jogos, é preciso também compartilhá-los nas redes sociais.

Desde o anúncio de que a Copa do Mundo 2014 seria sediada no Brasil, houve diversas mudanças no comportamento e hábitos das pessoas. Quem imaginaria, lá em 2007 quando o Brasil foi escolhido como sede, que hoje seria tão fácil compartilhar vídeos e fotos com o celular? Mesmo na Copa de 2010, na África do Sul, o uso de smartphones ainda não era tão difundido, o que dificultava bastante o compartilhamento de informações nas redes sociais.

Mas agora está tudo diferente. Cada vez mais internautas dividem a atenção entre a tradicional telinha da tevê e as segundas telas de tablets ou smartphones. Essa tendência gerou números superlativos, inesperados até para nós, que antes mesmo de o evento começar já havíamos previsto esse fenômeno e explicado porque valia a pena investir em marketing digital nas redes sociais na Copa do Mundo.momentos de pico redes sociais copa do mundo

Vamos a eles: só na primeira semana do Mundial, o Google registrou 503 milhões de buscas relacionadas ao mundial, o Twitter, 12,2 milhões de mensagens só no primeiro dia (o que já superou os tuítes registrados durante toda a Copa de 2010) e o Apita Brasil, que monitora apenas postagens brasileiras, contou 224 mil menções em todas as redes sociais até agora.

E cada evento dentro do campo parece causar uma explosão nos dedinhos dos internautas. Quando o jogador Marcelo fez o fatídico gol contra, por exemplo, o pessoal no Twitter ficou frenético: foram 378.085 tuítes por minuto. Ufa, até ficamos cansados!

Bom, com esses números deu pra ver que as redes sociais estão bombando. Mas e o que a sua empresa tem a ver com isso? Como aproveitar esse movimento todo para se destacar e conquistar seus clientes?

Para isso, selecionamos um fato bem recente que ocorreu dentro do campo: a mordida do jogador Luis Suarez, do Uruguai, em Giorgio Chiellini, da Itália. Marcas do mundo inteiro aproveitaram para enviar mensagens divertidas e irreverentes, e até criaram campanhas.

redes sociais na copa do mundo mcdonalds suarez

Tradução: “Olá @luis16suarez, se você ficou com fome venha dar uma mordida em um BigMac ;)”

 

redes sociais na copa do mundo snicker suarez

Tradução: “Satisfaz mais que italiano”

 

redes sociais na copa do mundo trident suarez

Tradução: “Mastigue Trident. Não jogadores de futebol.”

Para isso, elas certamente estavam ligadas nas redes sociais e naquilo que as pessoas estavam comentando. Enxergaram a oportunidade e não deixaram passar. Mesmo não sendo patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo, aproveitaram este engajamento a favor das suas marcas.

Há também quem fique famoso inesperadamente com apenas uma mensagem, como o jornalista americano Jason Davis, jason davis redes sociais copa do mundoque escreveu: “se todas as Copas do Mundo no Brasil vão ser assim, vamos fazer todas as Copas do Mundo no Brasil de uma vez” (tradução livre). A mensagem recebeu 3.950 compartilhamentos e diversos portais de notícias brasileiros a repercutiram. O sucesso foi uma surpresa para o próprio jornalista, que nas mensagens seguintes declarou que não entendia o que estava acontecendo.

Com mais duas semanas de jogos por aí, muita coisa ainda vai rolar. Por isso, estar ligado nas redes sociais na Copa do Mundo e não deixar de apostar nelas pode trazer ótimas surpresas para seu negócio.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site