Facebook
RSS

Se a sua empresa ainda não está presente no Instagram, está na hora de começar a planejar o seu perfil na rede

Algumas empresas acreditam que o Instagram é uma ferramenta pessoal para postagem de imagens e flashs do cotidiano, sem o menor poder de gerar negócios.
Enganam-se redondamente.

O Instagram tem se destacado como uma ferramenta poderosa na divulgação de marcas e fidelização de clientes. O perfil na rede social não precisa, necessariamente, mostrar apenas fotos de produtos ou imagens de comida, paisagens e momentos de lazer. Para uma empresa, ele precisa ser útil, interessante e se comunicar com a audiência, trazendo o público cada vez mais para perto.

Possibilidade de anúncios no Instagram com bom retorno

No início do ano passado, a ferramenta passou a admitir, de forma experimental e controlada, anúncios para grandes marcas. Depois, democratizou a compra de espaço publicitário e, hoje, pesquisas afirmam que a ferramenta está à frente do Twitter em termos de volume de anúncios e com cada vez mais aceitabilidade.

instagram

Se você ainda tem dúvidas se inclui ou não essa rede no seu planejamento de marketing, listamos 10 motivos do porquê a sua empresa precisa pensar seriamente em uma estratégia de presença no Instagram.

Por que criar a conta da sua empresa no Instagram?

Números crescentes. As pesquisas de retorno de investimento no Instagram são cada vez mais atraentes, veja exemplos:

  • Há mais de 300 milhões de usuários.
  • Cada usuário gasta, em média, 257 minutos por mês no app.
  • 65% dos usuários checa o app uma vez por dia; 35% checa várias vezes no mesmo dia.
  • Dados do Salesforce informam que o CTR (click-through-rate) de campanhas em vídeos no Instagram é o dobro do CTR no Facebook, de 1,5% para 0,84%, respectivamente.
  • O Instagram está crescendo no Brasil. A Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, elaborada pela Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, constatou que a rede é a quarta mais utilizada em terras nacionais.
  • O Brasil está entre os países com maior número de usuários, 16 milhões, 8,1 milhões no Sudeste.

Nove motivos para a sua empresa estar no Instagram

  1. O Instagram possui integração com outras redes sociais. É possível fazer postagens simultâneas no Facebook, e divulgar sua conta por meio desses aplicativos.
  2. O uso de hashtags é saudável e tem funcionalidade concreta, já que, digitando #suamarca na busca, o usuário encontra facilmente tudo o que está sendo dito a respeito. As hashtags identificam e agregam valor à sua marca, fidelizam e aproximam você de seus clientes.
  3. É uma ferramenta cheia de possibilidades para explorar os seus produtos visualmente, utilizando a estética e fotografias para valorizar as mercadorias.
  4. Para quem oferece serviços, é uma maneira de humanizar a sua empresa. Como o Instagram é uma ferramenta que propõe, além de belas imagens, a postagem de fotos e vídeos vivenciais, de acontecimentos do dia a dia, você pode postar fotos de consultorias, treinamentos, do cotidiano da empresa, apresentar a sua equipe, além de breves dicas e tutoriais em vídeo. O espaço possibilita essa interação.
  5. Faça vídeos! Se as fotos aproximam clientes, vídeos aproximam ainda mais. Eles oferecem a possibilidade do cliente conhecer melhor a sua empresa e seu produto.
  6. Você não precisa ter um fotógrafo, produtor de vídeo ou designer para fazer e tratar as imagens do seu Instagram. Um celular com uma boa câmera e um colaborador com disposição pode dar conta dos cliques in loco feitos na empresa, solicitados pela agência digital responsável por administrar a conta. Esses cliques estratégicos aliados a flagras criativos do cotidiano servirão de munição para a estratégia elaborada pela agência. Os filtros para incrementar as imagens disponíveis na ferramenta oferecem ainda mais graça às fotos e conferem a atmosfera que você precisa: mais descontraída, formal, artístico, etc.
  7. O Instagram aceita bem templates com a divulgação de promoções e outras artes feitas internamente por designers, aumentando o leque de possibilidades de publicação e divulgação da marca.
  8. Há uma ferramenta de direct message que permite à empresa falar, por um chat privado, com seus clientes, aproximando e engajando ainda mais esses consumidores.
  9. Os principais formadores virtuais de opinião e marcas editoriais estão no Instagram, produzindo conteúdo. Você precisa se fazer presente por lá, seguindo suas contas, e eles precisam saber que você existe, seguindo sua marca, comentando suas postagens e ficando cada vez mais próximos da sua empresa.

Viu como o Instagram pode integrar o seu planejamento de marketing e ainda trabalhar o relacionamento da sua empresa com os clientes?

 

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site