Facebook
RSS

Para uma empresa ter uma presença de destaque e criar um bom relacionamento com seus usuários no Facebook, é importante seguir algumas regras que vão proporcionar engajamento e aumentar o alcance.

Hoje em dia, de cada 10 brasileiros, 8 possuem perfil no Facebook. Entre tantas informações recebidas no feed, como notícias, memes e conteúdos pessoais, os usuários também recebem muitos anúncios. Com tanto conteúdo e a concorrência de outras marcas, o próprio usuário busca ” separar o joio do trigo”. Com tantas empresas produzindo e impulsionando conteúdo, é imprescindível que você siga algumas dicas para criar posts que fidelizem sua audiência, proporcionando maior aceitação, engajamento e resultados.

O Facebook desenvolveu um sistema inteligente que praticamente “obriga” as marcas a pagarem para que os posts tenham um bom alcance. A rede social limita a visualização dos posts a no máximo 2% dos seguidores da página. Sendo assim, para que o post seja melhor visualizado tanto pelos fãs da marca como por novos usuários, é difícil fugir do engajamento.

dicas-para-aumentar-a-audiencia

Mas algumas dicas são essenciais para quem quer que os posts no Facebook cheguem melhor de maneira orgânica ao público, diminuindo a necessidade de impulsionamento.

1 – Explore os recursos disponíveis

O Facebook é uma plataforma multimídia que aceita textos, fotos, vídeos e gifs. É sempre importante associar o texto a outro desses recursos em uma postagem. Dessa forma ela será mais atraente e terá maior visibilidade, pois o Facebook é uma rede muito visual: postagens com fotos recebem 53% mais curtidas do que as demais. Descubra que tipos de imagens seu público prefere e invista nesse tipo de conteúdo.

Vídeos também são uma boa alternativa e não exigem produções sofisticadas. Alguns cuidados, porém, são necessários, como qualidade da imagem e conteúdo que atraia a atenção do usuário desde o início.

Um vídeo é considerado como visualizado se o usuário o assiste por mais de três segundos, mas é claro que você prefere que ele veja até o final. Por conta disso, os vídeos de até dois minutos costumam ter mais visualização do que vídeos de maior duração.

2 – Evite textos longos

No Brasil, dos 99 milhões de usuários ativos na rede social, 89 milhões acessam por dispositivos móveis, o que dificulta a leitura de textos longos. Somado a isso, no meio de tanta informação rápida como vídeos e imagens, pouquíssimas pessoas vão parar para ler algo mais extenso. Postagens com até 250 caracteres têm 60% a mais de engajamento do que postagens longas.

Se, ao fazer uma postagem, você notar que o texto está ficando muito grande, tente transformá-lo em um post para o seu site. Ao final, você poderá inserir o link em uma postagem no Facebook, gerando tráfego para o seu site e aproximando o cliente de seu produto.

3 – Preocupe-se com o cliente

Para ser atrativa, a página deve mostrar que a empresa não está interessada somente em vender, mas que ela também se preocupa com o bem-estar do cliente. Por isso, é fundamental que a página ofereça conteúdo variado e de valor para o fã, como curiosidades, informações e dicas relacionadas aos produtos e segmento de atuação. Em uma campanha no Facebook, além de conquistar seguidores, é fundamental mantê-los fiéis ao conteúdo.
Existe um consenso de que a cada dez posts, apenas dois devem ser sobre produtos.

4 – Incentive a interação nos posts

Uma simples ação como curtir ou comentar em uma postagem já é suficiente para alavancar seu alcance, pois boa parte do que os usuários fazem no Facebook aparece para sua rede de amigos. Além disso, os algoritmos do site vão entender que aquela postagem é relevante para os seguidores da página e irão fazer com que ela atinja mais curtidores.

Para que os seguidores interajam no post, você pode fazer uma pergunta ou dar informações de forma bastante direta para provocar reações. É importante que você responda aos comentários feitos nas postagens, a fim de manter o engajamento daquele seguidor e chegar até outros.

Gostou das dicas? Esse é só o básico para introduzir o Marketing em Mídias Sociais na sua empresa. Depois de colocar em prática, continue sempre avaliando a aceitação e o engajamento dos fãs. Dessa forma, você pode investir mais no que deu certo e corrigir o que não deu tanto retorno.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site