Facebook
RSS

Nova ferramenta vai acrescentar novas possibilidades aos esforços de marketing das empresas e, de quebra, ajudar a combater o Facebook.

google-posts

Todos os dias milhões de pessoas pesquisam no Google, muitos dos quais estão à procura de informações sobre indivíduos e organizações. Para muitos desses usuários seria muito importante ouvir uma opinião de pessoas influentes sobre essas entidades que eles estão procurando no Google.

É mais ou menos isso o que aparece hoje na home do Google Posts.

Ao mesmo tempo que o Google é o rei das buscas, no segmento das mídias sociais o gigante fracassou, com exceção do YouTube, é claro. Para oferecer combate principalmente ao Facebook, o buscador lançou, em fase de testes, desde o início do ano, o Google Posts, um recurso que permite a pessoas e empresas criarem conteúdos diretamente no Google, os quais vão aparecer super bem classificados nos resultados de pesquisa do Google.

O Google Posts foi lançado pela primeira vez em janeiro de 2016 para uso pelos candidatos à eleição presidencial americana. Em março de 2016, o Google Posts foi estendido para uso por empresas, no mesmo formato que mostra o cartão-like no topo dos resultados de busca. Por enquanto, estes “cartões de visita”, foram oferecidos apenas a um pequeno número de empresas locais, o que deve mudar em breve, expandindo o alcance a muito mais pessoas e empresas, se tornando assim, uma forte estratégia de marketing.

Como funciona o Google Posts

Com este serviço, o Google mostra notas publicadas por figuras públicas nos resultados das buscas, em tempo real. Depois de adicionar um post na própria página de pesquisa, esse conteúdo é mostrado para os internautas em formato de cartões em destaque.

Em março de 2016, a home page do Google Posts prometia: “Indivíduos e organizações verificados podem agora comunicar com texto, imagens e vídeos diretamente no Google. Criação de conteúdo é rápido e simples, e uma vez publicada, as mensagens aparecerão instantaneamente no resultado de buscas relacionadas com o editor. Cada post também podem ser compartilhados em redes sociais populares.

Não há nenhuma maneira de acessar os conteúdos a partir da página inicial do Google Posts. Estes só aparecem nos resultados de pesquisa, quando ativado por pesquisa pelo nome de pessoas ou empresas autorizadas a utilizarem o sistema. Também não há maneira de ver todos os posts que uma pessoa ou empresa tenham publicado. Outro fato é que, segundo o próprio Google Posts, mensagens também podem desaparecer ao longo do tempo, como tem sido o caso de alguns candidatos presidenciais norte-americanas.

Google Posts poderá se tornar um rival direto do Facebook

O processo de publicação é muito parecido com o da rede social. O Google quer fazer com que os usuários publiquem opiniões e resenhas diretamente na busca ao invés de publicar uma nota pública na sua timeline ou na fanpage de uma marca. Dessa forma, a página de busca com resultados sobre a empresa, poderá atingir um enorme público além da rede social.

Somando isso às dificuldades cada vez mais recorrentes que o Facebook impõem para as empresas mostrarem seus conteúdos até mesmo para seus próprios fãs, não é de se admirar que a estratégia poderá funcionar.

Google Posts poderá ser também um inimigo do Local SEO?

O Local Business Cards, ferramenta oferecida pelo Google Posts, vai permitir às empresas publicarem conteúdos diretamente em resultados de pesquisa do Google como cartões, o que o Google está apresentando como “um novo pódio experimental no Google”. Para o colunista Andrew Shotland, do site Serach Engine Land, esta nova funcionalidade poderá acabar “matando” o Local SEO para algumas empresas

Na imagem abaixo, o resultado da busca por “escape pod comics” mostra o Local Business Card (em vermelho). Veja que ele é quase 100% do conteúdo apresentado. Quase não há espaço para outros resultados como as mídias sociais da empresa. Em um dispositivo móvel, tais posts serão extremamente envolventes tirando atenção dos outros resultados.

business-name-query-w-google-posts-800x551

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site