Facebook
RSS

Criação de site responsivo

Autor: Rafael Cichini
Pensar no público-alvo em primeiro lugar é a lição número um para empreendedores, certo? Nem tanto. Quando o assunto é desenvolvimento de sites ou aplicativos, a maioria das corporações brasileiras ignora a experiência do usuário durante a navegação. O conceito ainda é novo e as empresas ainda cometem deslizes na hora de implementar estratégias neste sentido. Confira cinco dicas para acertar e o principal erro para evitar:

Pense no conteúdo: ao entrar em um site, o usuário deseja encontrar informações e dados que façam sentido para ele – caso contrário, ele jamais vai retornar.  Portanto, destaque aquilo que o seu público-alvo procura e tente, ainda, diversificar os formatos, incluindo texto, vídeo, foto, áudio, entre outros.

Engaje: uma boa experiência do usuário começa com a necessidade de engajamento do público-alvo com a marca. Hoje, o usuário não há mais uma atitude passiva diante das campanhas de marketing (como há tempos atrás) e deseja interagir com a companhia para obter mais detalhes.

Facilite a navegação: foi-se o tempo em que a pessoa estava disposta em clicar nos vários links de uma página e navegar por horas dentro de um site. Agora, é preciso oferecer o que ela quer rapidamente, diminuindo os caminhos e deixando sua jornada mais eficiente.

Hierarquize o site: o acesso às informações devem respeitar uma ordem hierárquica e levar em conta o contexto de cada conteúdo em que está inserida. Assim, é possível “guiar” a pessoa dentro da página, mostrando as vantagens e benefícios desta marca ou produto.

Humanize a navegação: lembre-se que do outro lado da tela está uma pessoa ao invés de um robô. A ideia é óbvia, mas é comum encontrar profissionais que ignoram a percepção humana: cores, ícones e conteúdos gráficos podem trazer sensações que não condizem com a imagem desejada.

E não menos importante: conheça o erro que sempre deve ser evitado: Pensar apenas em vendas. Adotar estratégias de experiência do usuário apenas com o objetivo de aumentar as vendas é a principal armadilha. O conceito de UX até ajuda a trazer receita, mas vai além do lucro e considera seu público em primeiro lugar.

Rafael Cichini é CEO da Just

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site