Facebook
RSS

Confira algumas dicas de como melhorar o perfil e os posts da sua empresa nas mídias sociais

Quem trabalha com produção de conteúdo digital sabe que o gerenciamento de redes sociais é uma atividade indispensável para qualquer marca ou empresa que queira se estabelecer na web. As mídias sociais são a “praça pública” contemporânea, que reúnem milhões de pessoas interessadas em interagir, se divertir, consumir informações e novidades – e hoje são os canais mais indicados para quem quer se conectar com pessoas com interesses semelhantes.

Marketing nas midias sociais para as marcas

Isso vale também para as marcas que cada vez mais investem no marketing em mídias sociais.

Não é à toa que os empreendedores digitais estão de olho no mundo da social media. Hoje no Brasil, segundo uma sondagem da Digital in 2016, 45% da população utiliza alguma rede social no dia a dia. No mundo inteiro, o Facebook, Twitter e Instagram contabilizam juntos 2,5 bilhões de usuários. Para a publicidade e o marketing, são campos de trabalho em potencial.

Mas o que indica que a sua empresa está fazendo a coisa certa nas redes sociais? A resposta passa por alguns desses “sintomas”:

  • Sua rede social cresce constantemente em curtidas, seguidores, comentários, compartilhamentos e menções em outras páginas
  • Você sente que o público está mais conectado e aberto ao diálogo com sua marca
  • Seu site registra aumento no número de acesso via redes sociais
  • Seus fãs se convertem em público consumidor de produtos

Como otimizar o conteúdo das redes sociais

Mas não basta criar um perfil ou uma página e postar tudo o que vier à cabeça. Produção de conteúdo para redes sociais é um trabalho sério, e exige conhecimentos e técnicas.

Marketing de conteúdo para redes sociais

Veja abaixo algumas dicas para otimizar o uso das redes sociais em favor da sua marca. Vamos lá:

  • Tenha um objetivo claro

Se você tiver um objetivo bem definido para sua rede social, ficará mais fácil de saber o que postar e como se comportar diante dos seus seguidores. Sua ideia é atrair mais leitores para o seu blog, ou fazer a propaganda do seu produto e conquistar um novo cliente? Quer manter um canal de diálogo com o seu público ou publicar textos, fotos e vídeos relevantes? Para cada uma dessas finalidades, a prática será diferente.

  • Conheça seu público, para conhecer a sua voz

Busque conhecer não apenas as características do seu público consumidor, mas também como ele se comporta nas redes sociais. O que viraliza ou não, o que atrai curtidas ou não? Depois disso, crie uma personalidade para o seu perfil da rede social. Isso significa dar um estilo para sua forma de comunicar, que deverá ser constante o suficiente para sua audiência se familiarizar (e quem sabe se divertir?) com ela.

  • Conheça as características de cada rede social

Há muitas mídias sociais disponíveis. Facebook, Youtube, Twitter, Linkedin, Instagram… A lista é longa. Mas cada uma delas favorece determinados tipos de conteúdos: se são em vídeo, foto ou texto, se a ideia é vender produtos ou dar aulas de violão, se é vender doces caseiros ou atrair leitores sobre seu blog de maternidade. Enfim, a ideia é adequar seu objetivo às peculiaridades de cada rede social.

  • Organize a publicação de conteúdo

Softwares como postcron e hootsuite são plataformas que permitem o gestor de redes sociais agendar posts em diferentes plataformas e encontrar conteúdo relevante. Usá-los pode poupar seu tempo, automatizando funções. Outra dica é descobrir os conteúdos mais quentes do seu site para publicar o link nas redes sociais, mesmo que sejam notícias antigas.

  • Não se limite à propaganda, faça comunicação

Nas redes sociais as pessoas não querem propriamente consumir. Seu desejo principal é interagir com amigos e também com as marcas. Por isso é importante que seu perfil nas redes não se limite a fazer propaganda ou empurrar serviços goela abaixo do internauta. Ao contrário, procure construir relacionamentos com o usuário, pois com isso você aumenta as chances de engajamento dele com a sua marca/produto. Também é importante variar os conteúdos, mesclar textos, imagens e vídeos e não economizar no humor.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site