Facebook
RSS

Você já parou para pensar nisso? Será que as redes sociais ajudam no ranqueamento nas buscas do Google?

As redes sociais são ferramentas que já estão incorporadas no planejamento de qualquer campanha, mas o debate sobre a contribuição dessas ferramentas na estratégia SEO tem crescido nos últimos tempos. Entender como as redes sociais podem impactar no posicionamento de um site nas buscas  pode fazer a diferença na hora de implementar suas estratégias de SEO.

Os perfis empresarias nas redes sociais já são, por si sós, estratégias de SEO. É comum quando procuramos por uma empresa no Google que entre os primeiros resultados apareçam os perfis da empresa nas diferentes mídias sociais. Além disso, as pessoas passam tanto tempo nas redes sociais e, muitas vezes, costumam procurar assuntos de interesse nesse mesmo ambiente, o que reforça a importância das marcas estarem presentes.

O SEO é uma técnica que reúne diferentes fatores que indicam para o Google quando um site é mais relevante que o outro. O conteúdo é um deles, mas falamos de conteúdo relevante. Um site útil para o usuário é aquele que, além de uma boa programação com códigos limpos que permitam que o site carregue rapidamente, para ser bem otimizado para a busca deve focar principalmente em conteúdo de qualidade. Mas aí é que vem o diferencial: não apenas no site mas também nas redes sociais.

Entenda melhor como tudo isso começou.

Importância das mídias sociais no rankeamento

O assunto está em alta desde a atualização do algoritmo do Google, o RankBrain, lançado em 2015, que definiu novos padrões para a relevância de um site. Desde então, muitas especulações foram criadas e a relação entre a importância das redes sociais na definição do ranqueamento de um site nas buscas, foi uma delas.

Pouco tempo antes do lançamento do RankBrain, Matt Cutts, ex-engenheiro do Google, divulgou um vídeo em que diz que os sinais sociais (como o número de usuários que “curtiram” um perfil do Facebook e poderiam ser um indicativo que o site tem autoridade no assunto) não influenciam efetivamente o modo como eles vão posicionar um site. Essa notícia pegou as empresas e os profissionais que trabalham com SEO de surpresa e deixou muita gente intrigada.

O que diz o Google

O Facebook e Twitter são tratados como qualquer outra página na hora de definir a relevância de um site. Se houver um número de menções consideráveis e que sejam possíveis de rastrear, este será apenas mais um fator que será analisado na hora de fazer o posicionamento da página nos resultados. Diante disso, podemos compreender que, para o Google, a quantidade de seguidores nas redes sociais não é algo que será levado em conta, mas sim os backlinks com qualidade que ele consegue rastrear.

SEO e as redes sociais: palavra dos especialistas

Muitos especialistas afirmam que as redes sociais tem sim relevância na hora de indexar um site e posicioná-lo nos resultados de busca. Baseando-se em levantamentos de informações e pesquisas que comprovam essa afirmação, Neil Patel, que é uma das principais referências em marketing digital, desenvolveu um artigo onde apresenta a importância da “presença social” para os mecanismos de busca.

Mídia social também precisa de qualidade no conteúdo

Os mecanismos buscam de modo criterioso informações e os conteúdos que realmente são relevantes aos usuários, a fim de tornar melhor a experiência do internauta. Embora, o Google ainda não faça o posicionamento de uma página baseado no número de curtidas do perfil ou seguidores, é importante trabalhar a qualidade do conteúdo publicado como item importante no ranqueamento que promovam a interação e o compartilhamento nas redes sociais.

Por fim, uma estratégia bem pensada nas redes sociais pode aumentar o engajamento dos seus seguidores, o que, inevitavelmente, significa um número maior de visitantes para o seu site. Se o seu conteúdo é interessante e faz com que os visitantes permaneçam na sua página por um bom tempo, essas métricas podem ser utilizadas para melhorar a posição da sua página nos resultados dos mecanismos de busca.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site