Facebook
RSS

Dia 23/08 comemoramos o dia do internauta. Foi nesse dia, há 25 anos, que a web, antes restrita apenas ao meio acadêmico e ao setor de segurança norte-americano, ficou disponível para o público. Desde então muita coisa mudou. Ou seria melhor dizer que “a internet mudou muita coisa”.

O turismo foi uma delas. Para viajar continuamos precisando de um avião, carro ou navio, de hotel para hospedagem, restaurantes, pontos turísticos para conhecer, etc. Mas a forma como podemos chegar a toda essa informação, definitivamente mudou.

A internet não só nos permitiu conhecer e explorar mais destinos, mas também possibilitou o planejamento completo da viagem.

A rede mundial de computadores se tornou uma aliada dos turistas e está presente em todas as fases da viagem: da pesquisa à reserva, do registro das imagens ao compartilhamento de informações. Hoje poderíamos dizer que não existe um viajante no mundo que não utilize a internet em pelo menos uma dessas etapas.

Seja no Google, sites e blogs especializados ou nas mídias sociais, é possível encontrar todo tipo de informação sobre destinos, passagens aéreas, hospedagem, pontos turísticos, traslados e todo tipo de serviço, além de comparar preços, reservar hotel, comprar passagens, descobrir descontos e promoções. Ainda em 2014, 625 mil buscas sobre viagem eram feitas no Google por hora, segundo a empresa. Não é a toa que o setor turístico é dos que mais investem em marketing digital e vem diminuindo as distâncias com seus clientes, melhorando seus serviços e conseqüentemente aumentando suas vendas.

O que vale a pena pesquisar na internet antes de começar a viagem

  • Passagem aérea – Pesquisando com antecedência é possível encontrar promoções bem interessantes que podem tornar sua viagem mais barata.
  • Hospedagem – Ninguém merece chegar a um lugar estranho e não ter onde dormir. Pesquisar e reservar hotel é uma das atitudes mais freqüentes dos turistas.
  • Atrações – Pesquisar os pontos turísticos e lugares mais interessantes para visitar, assim como preços, horários de funcionamento e endereço, é fundamental para o planejamento da viagem
  • Moeda – O dólar turismo é aceito em todo mundo, mas em alguns países levar a moeda local é muito importante para não entrar numa fria. Por isso pesquisar sobre as moedas de cada país e suas cotações é também uma forma de economizar.

cotação dólar turismo

O turismo é um dos setores da economia que mais cresce em todo mundo. Em 2015, receitas geradas pelo turismo internacional cresceram 3,6% em relação a 2014.

A grande maioria desses turistas são jovens, de 16 a 30 anos, exatamente o público que está antenado às novas tecnologias, conectados à internet e às redes sociais e que pesquisam todo tipo de informação necessária para uma viagem.

Os viajantes têm na Internet ótimas ferramentas para auxiliar na programação das viagens. Muito mais do que busca de informação, vários outros tipos de soluções digitais têm transformado a experiência dos turistas.

  • Expedia, Booking e TripAdvisor, entre outros, são sites que fornecem informações e recomendações dos usuários sobre vôos, destinos, passeios, todo tipo de hospedagem, restaurantes, agências de turismo, pacotes de viagem e outros serviços relacionados a turismo.
  • Skyscanner, Decolar, Viajanet e muitos outros sites especializados permitem que o turista pesquise e compare preços e promoções de passagens aéreas em todo mundo.
  • O Airbnb é um aplicativo que permite ao usuário encontrar acomodações alternativas como albergues, hostels, casas ou quartos em mais de 34 mil cidades em 200 países.
  • O Cambiar.com.br é um comparador de câmbio turismo que facilita a vida do turista que pode comparar cotações de câmbio e comprar mais de 20 moedas sem sair de casa, em qualquer dia e horário.
  • O Assist Card é uma das maiores empresas de seguro viagem do Brasil que vende através da internet coberturas para diversos perfis de turistas.

planejar viagem online

Com a proliferação do uso de smartphones, viajar ficou muito mais fácil. Além de tudo que já está disponível na internet, muitos aplicativos de celular foram criados para deixar as viagens mais fáceis e divertidas. Antes, o turista precisava andar pelas cidades com mapas de papel ao invés de usar o Google Maps, tinha que chegar em casa e descarregar as fotos da máquina e compartilhar com os amigos era muito mais demorado do que hoje em tempos de Snapchat, Flikr, Instagram e outros.

 

Com tanta facilidade proporcionada pela internet, viajar não é mais uma aventura. E então, já planejou a sua próxima viagem?

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site