Facebook
RSS

Além de postagens relevantes, o horário de publicação também é outro fator que deve ser levado em consideração durante o planejamento digital.

Para conquistar a audiência e o engajamento dos usuários das redes sociais, o bom conteúdo e a estratégia caminham juntos. Afinal, de nada adianta um material incrível sem um público fiel para o seu consumo e disseminação na Web.

Segundo a pesquisa anual “Horários Nobres nas Redes Sociais” da Sprinklr, especializada em gestão de redes sociais, é importante que os profissionais do setor levem em conta as particularidades de cada mídia durante o seu planejamento. Isso porque o horário de pico do Facebook, por exemplo, não é o mesmo do Instagram, que também é diferente no Twitter.

Cada rede social possui uma cultura, identidade e padrões de comportamento próprios, assim como seus respectivos usuários. Por isso, a importância da compreensão profunda das características de cada mídia, assim, o maior número de pessoas será alcançado com a publicação do seu conteúdo no momento certo.

Para conquistar a atenção da audiência online, os indicadores de engajamento devem ser analisados após o desenvolvimento de uma tabela de horários e frequência inicial das redes monitoradas. Em seguida, o ideal é que esse processo seja repetido visando os melhores horários e alterado de acordo com as necessidades da empresa.

marketing nas redes sociais

Facebook: sempre na ativa em horário comercial

Durante a semana, a faixa horária das 13h às 17h é a que possui a maior média de likes no Facebook. O horário de pico da rede de Mark Zuckerberg é 15h, principalmente, às terças e quartas-feiras. Percentualmente, a participação dos usuários tem o melhor desempenho também às quartas, com 16,8%, seguida de perto das terças, com 16,5%. Os domingos são os dias mais tranquilos nesta timeline, com 9,9%, bem como os sábados, com 10,6%. Já as sextas e as segundas-feiras empatam com 15,1% de participação.

Os horários mais ativos do público-alvo das empresas podem ser conferidos no painel de suas respectivas fanpages no Facebook, na seção publicações.

Instagram: a rede social preferida para o lazer

Em dias úteis, o Instagram é bastante utilizado entre 17h e 18h. As datas de maior interação dos usuários são os finais de semana, especialmente, entre 13 e 18 horas, o que demonstra a preferência do público dessa mídia de interagir fora do horário comercial. Para aqueles que gostam de dados estatísticos, a ferramenta Iconosquare pode ser uma boa opção, pois revela dados da conta do Instagram, entre eles: quais os usuários que mais interagiram, filtros de imagens que geram aumento de engajamento e os melhores horários para conquistar respostas do público-alvo.

Twitter: o paraíso dos notívagos

O Twitter é bastante utilizado por usuários que têm preferência em comentar reality shows, novelas e outros programas de TV, jogos de futebol e até debates políticos em tempo real. Exatamente por isso, o Twitter tem seu pico de audiência entre 21h e 23h, também às terças e quartas-feiras, assim como o Facebook. Aqui, menos é mais: tweets curtinhos geram mais engajamentos do que aqueles com mais de 100 caracteres.

Pode não parecer, mas esse detalhe é fundamental para melhorar os resultados da sua comunicação nas mídias sociais.

Unindo planejamento, estratégia, pesquisas, aplicativos e análises de tendências, os social media conseguirão impulsionar o alcance de suas redes sociais fazendo bom uso inclusive do relógio.

Munidos dessas informações, não há mais motivos para correr contra o tempo para a entrega do planejamento digital: ele poderá ser usado a seu favor apresentando os melhores horários para postagens nas mídias sociais.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site