Facebook
RSS

Hoje não precisa ser nenhum expert para saber o que é viral. Quem é usuário de redes sociais certamente já viu algum conteúdo super compartilhado, curtido e comentado, seja pelo uso de uma imagem diferente, uma música, uma frase de efeito, uma piada ou todas opções acima.

Mas se você insiste, vamos deixar claro: Marketing ou publicidade viral são técnicas utilizadas em mídias sociais para atrair a atenção dos usuários e gerar visibilidade, com processos similares à extensão de uma epidemia. Na publicidade é toda estratégia que, de forma natural, incentiva que as pessoas passem a mensagem adiante.

O conceito de marketing viral está relacionado com a velocidade de propagação da informação.

O marketing viral tem como objetivo chamar a atenção das pessoas, fazendo com que elas falem umas com as outras sobre a marca em questão. Na verdade isso não é nenhuma novidade: já acontecia há muitos anos, com nossos pais e avós, no famoso “boca a boca”. Mas em tempos de internet e mídias sociais, o marketing viral viralizou como um virus. Desculpem a redundância. Viralizar é algo que se tornou parte do vocabulário da internet e especialmente das redes sociais.

Todo buzz proveniente de uma ação viral, normalmente ocorre por causa de imagens, vídeos ou textos engraçados ou que mexem com a emoção das pessoas, gafes (ou micos, como preferir), campanhas humanitárias, etc.

E, é claro, as marcas vem se aproveitando da capacidade da internet de fazer com que os internautas rapidamente façam uma mensagem alcançar proporções imagináveis. Mas alguns especialistas advertem que o marketing viral é uma estratégia de risco. Segundo eles, o resultado pode ser imprevisível e causar uma reação negativa por parte do público.

Mas o pessoal não quer saber. Todo mundo está atrás de uma ideia para um post que viralize. E realmente muitos conseguem. Quem já não viu uma campanha que se proliferou na web? E muitas delas, sem um grande diferencial, sem uma grande produção, na verdade sem uma razão aparente e definida para ter gerado tanto engajamento dos usuários. Isso, muitas vezes, nos leva a pensar que pode ser algo fácil de conseguir.

Mas não é assim. Principalmente para as empresas que não podem colocar em risco uma imagem construída ao longo dos anos, é importante entender como funciona esse comportamento, diminuindo ao máximo as suposições e interpretações pessoais durante o processo de criação de uma campanha. E esse é o principal desafio, pois, ao mesmo tempo, a principal característica de uma ação viral é a naturalidade como as coisas são feitas.

Foi o que aconteceu no clipe postado na página do Facebook da loja da Magazine Luiza de Avaré, na Grande São Paulo, que foi feito pelas próprias vendedoras.

É só nesta segunda, dia 17/07, mas é só nesta segunda mesmo! Um único dia, para você aproveitar essa SUPER, HIPER, MEGA oferta!Confira no vídeo e avise todo mundo, porque essa ninguém pode perder! Lavadora Consul 11kg $999,00 à vista!!! #lavadoramagalu#VemSerFeliz #SoAmanha #VemEconomizar

Publicado por Magazine Luiza Avare – Av 153 em Sexta, 14 de julho de 2017

O vídeo criado para divulgar uma promoção de uma máquina de lavar roupas tinha na trilha sonora, o sucesso Sua Cara, das cantoras Anitta e Pabllo Vittar. Embaladas pelo hit, as vendedoras se divertem em uma coreografia meio desajeitada.

O resultado é mais de 300 mil visualizações e mais milhares de comentários e compartilhamentos na página do Facebook da loja de Avaré. Mas o total de engajamento, considerando os compartilhamentos, é muito maior, já superando 1 milhão de visualizações.

A realização de vídeos publicitários amadores é uma estratégia de marketing da rede Magazine Luiza que busca uma transformação na sua comunicação digital.

E quem disse que o marketing em mídias sociais não vende? O sucesso do vídeo foi tanto, que apenas a loja de Avaré vendeu 17 unidades da máquina de lavar no dia da promoção.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site