Facebook
RSS

SEO para loja de suplementos esportivos impulsiona audiência e resultados em apenas um ano de trabalho

Em plena era da informação, os consumidores já não se dão ao trabalho de ligar para diversas lojas em busca de um produto. Isso não tem mais espaço em um universo totalmente conectado. Em vez disso, eles pesquisam no Google e em poucos segundos encontram uma lista de empresas que disponibilizam os produtos buscados. Conforme indicam dados levantados pela Rock Content, 81% dos consumidores realizam pesquisas online antes de comprar algum produto ou serviço.

Para acompanhar esse comportamento de pesquisa e garantir que os seus produtos apareçam nos melhores resultados do Google, diversas empresas estão investindo em projetos de SEO (Search Engine Optmization). No caso de lojas que oferecem produtos com grande concorrência, isso é ainda mais importante. Exemplo disso é a a Play Suplementos, loja online de suplementos esportivos, nutritivos e funcionais, que apostou na consultoria SEO e obteve excelentes resultados.

seo loja virtual de suplementos

A empresa foi fundada em 2009 com o propósito de atender a demanda de suplementos importados no Brasil. Com a expansão da loja física para o e-commerce, houve um crescimento exponencial das vendas, sobretudo após o trabalho de SEO executado pela agência de marketing digital emarket.

O que é SEO?

O Search Engine Optimization, também conhecido como otimização de sites, é um conjunto de estratégias que visam posicionar um site ou uma loja virtual entre os primeiros resultados do Google e de outros sites de busca, aumentando sua visibilidade para potenciais consumidores.

Por meio de um conjunto de técnicas que vão desde a programação do site, formatação da estrutura e arquitetura de navegação, conteúdos exclusivos desenvolvidos com base nas palavras-chaves específicas do segmento ou do produto, além de outras ações como o Link Building, o SEO consegue melhorar a relevância do site e suas posições nas buscas e, dessa forma, impulsiona significativamente a audiência de uma loja virtual e as chances de conversões em vendas.

Conforme indica a pesquisa E-commerce Trends 2017, o trabalho de SEO é um investimento realizado por 77,9% das lojas virtuais. As empresas que investem nessa tática conseguem alcançar um número de visitantes 13,2 vezes maior quando comparadas aos e-commerces não otimizados.

Audiência da Play Suplementos após consultoria SEO

De acordo com Ricardo Prates Morais — diretor da agência emarket —, a Play Suplementos contratou o trabalho de SEO visando aumentar o tráfego e as vendas do site. Por isso, a estratégia contemplou uma série de ações de SEO on-page, marketing de conteúdo e link building que, em apenas 12 meses, aumentaram a relevância da loja virtual para os mecanismos de busca, posicionando-a entre os melhores resultados para várias palavras-chave relacionadas aos seus produtos.

“A audiência do geral do site aumentou 85%, em um ano. Eram 15.500 visitas e hoje são 28.800. As visitas vindas dos sites de busca eram pouco mais de 9.000 em setembro do ano passado e agora em agosto de 2017 foram 21.400” — conta Ricardo.

Segundo o Semrush, ferramenta de análise web, mais de 600 palavras-chave localizadas na 1ª página das buscas levam visitantes até o site da Play Suplementos. Ao todo, são mais de 9.000 expressões entre as 10 primeiras páginas das buscas.

O principal resultado do trabalho de SEO foi que o site alcançou uma audiência muito grande a ponto de não ser necessário anunciar nos links patrocinados do Google para garantir um tráfego qualificado. Com isso, o faturamento aumentou em relação ao segundo semestre de 2016, quando as vendas despencaram em decorrência da crise econômica.

Os resultados da consultoria SEO na prática

Já sabemos que a estratégia de SEO aplicada a uma loja virtual contribui para o aumento de tráfego qualificado. Mas, afinal, como isso acontece na prática? A resposta é simples: quando um consumidor estiver buscando por uma palavra-chave que corresponda ao seus produtos, seu e-commerce aparecerá nos primeiros resultados espontâneos da pesquisa.

No caso da Play Suplementos, por exemplo, os consumidores encontram a loja virtual na 1ª página do Google, ao digitar expressões como: “suplementos pré treino”, “suplemento para queimar gordura”, “loja de suplementos importados”, “melhor hipercalórico”, “suplemento para queimar caloria”, “suplementos alimentares importados”, além de uma quantidade muito grande de palavras-chave relacionadas aos nomes e ingredientes dos suplementos.

Para alcançar esse resultado, é importante ressaltar que tais palavras-chave foram inseridas em um contexto textual de alta relevância, tanto nas páginas de produtos como em artigos 100% originais com informações verdadeiramente úteis para os consumidores da Play Suplementos. E essa é uma das principais exigências do Google: que o conteúdo do site seja de fato relevante para o usuário.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site