Facebook
RSS

Depois de muita espera, o WhatsApp Business se tornou realidade. Confira as funcionalidades mais interessantes e como ele pode ser útil para o marketing digital da sua empresa.

Em 2017, o aplicativo de mensagens WhatsApp bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, 42 bilhões de mensagens compartilhadas diariamente e 250 milhões de vídeos enviados. Esses números foram atingidos em 8 anos, desde o lançamento do aplicativo, em 2009.

Ele não caiu apenas no gosto dos usuários comuns: muitas empresas já haviam notado o grande potencial que a aplicação tinha para ajudar empresas a fechar mais negócios. De acordo com a própria empresa, só no Brasil, quatro a cada cinco negócios usam o WhatsApp com fins comerciais.

Esta oportunidade não passou despercebida para a fabricante do aplicativo, que anunciou, em 2017, que estava trabalhando em uma versão corporativa. No início de janeiro deste ano, ela virou realidade: os usuários brasileiros já podem usar o WhatsApp Business, versão criada para satisfazer as necessidades dos negócios.

whatsapp business

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business, ao contrário do WhatsApp Messenger, foi pensado para ser corporativo. Ele reúne uma série de funções úteis para proprietários de negócios, que não existem na versão para uso pessoal.

A principal novidade é que ele permite automatizar algumas funções por meio da programação de mensagens automáticas, de modo que os clientes obtenham respostas mais rápidas e que os funcionários e proprietários economizem tempo.

Como muitas empresas já usavam a versão regular da aplicação, o WhatsApp Business permite transferir as conversas e contatos da conta antiga para a nova.

Além disso, a versão comercial também é grátis – e continuará sendo, pelo menos para as pequenas empresas. A fabricante anunciou que haverá uma versão paga, mas ela será mais robusta e voltada às grandes empresas, que têm necessidades diferenciadas de comunicação.

Quais são as principais funcionalidades do Whatsapp Business?

  • Respostas automáticas: é possível configurar respostas automáticas de saudação ou para mensagens recebidas fora do horário de funcionamento, para que ninguém fique sem retorno.
  • Contas verificadas: assim como no Facebook e no Twitter existe a possibilidade de verificar contas para garantir a legitimidade, o WhatsApp Business está testando a funcionalidade que será disponibilizada a todos os usuários em breve.
  • Estatísticas: como tudo no marketing digital, o uso do WhatsApp Business pode ser mensurado. Todas as contas corporativas têm estatísticas de mensagens enviadas, recebidas e visualizadas.
  • Uso do telefone fixo: o seu negócio usa um telefone fixo? Ele também pode ser cadastrado em sua conta corporativa do WhatsApp! A grande vantagem disso é que, quando seus clientes clicarem no ícone de ligação em uma conversa com você, poderão ligar diretamente para o número fixo, enquanto você pode continuar respondendo outros contatos com o móvel.

Como aproveitar o WhatsApp Business no marketing digital do meu negócio?

A versão comercial do WhatsApp oferece diversas possibilidades para que o seu negócio alavanque os resultados do marketing digital. Veja:

  • Se você já tem um site otimizado, bem posicionado na busca e que já capta uma boa quantidade de visitantes, colocar o número do WhatsApp na seção de contato vai facilitar a forma de comunicação, reduzir o tempo de atendimento e aumentar as chances de que eles comprem.
  • No caso de uma estratégia de links patrocinados, você pode colocar o número do WhatsApp em um dos campos personalizados do anúncio, facilitando o contato pois basta o usuário clicar no número.
  • Caso o seu negócio tenha uma estratégia de marketing de conteúdo, o WhatsApp Business pode ser um veículo de divulgação dos posts, aumentando o tráfego do blog e a conversão. Só tome cuidado para não exagerar na dose e ser invasivo: lembre-se que é possível bloquear usuários no aplicativo. O ideal é perguntar ao cliente que tipo de conteúdo ele deseja receber.
  • O WhatsApp Business também é uma excelente ferramenta de remarketing. Neste caso, a lista de contatos pode ser a lista de clientes. Aproveite esta proximidade para oferecer descontos e estreitar o relacionamento com o público!
  • O aplicativo também permite que você envie mensagens em listas de transmissão: os remetentes selecionados as receberão em uma conversa individual. Trata-se de uma poderosa ferramenta de segmentação: você pode separar leads quentes, frios, clientes, clientes fiéis, etc, e enviar conteúdo personalizado para cada perfil.

Como começar a usar o WhatsApp Business?

Primeiramente, você deve ter um número exclusivo para o WhatsApp Business. Não é possível que uma única conta seja pessoal e de negócios.

Em seguida, é preciso baixar o aplicativo na Google Play (ele ainda não está disponível para iOS). Depois, é só seguir os passos do cadastro e seu WhatsApp Business está pronto para ser usado.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site