Facebook
RSS

Saber como fazer um vídeo de qualidade para a sua marca é essencial para diferenciá-la dos concorrentes. Confira o que fazer em cada etapa da produção.

Abra seu Facebook e dê uma olhada rápida em seu feed de notícias. Qual é a mídia que mais aparece nele? Provavelmente, são os vídeos.

Afinal, há quem diga que eles são a mídia do futuro. Nada mais equivocado: os vídeos são a mídia do presente! De acordo com a Cisco, multinacional líder global em implantação de soluções em tecnologia da informação, os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego de toda a internet. A previsão não é para daqui a 5 ou 10 anos: ela é para 2019, ou seja, o ano que vem!

Ou seja: este formato não é mais privilégio de empresas com um grande orçamento de marketing digital para investir. Para que a estratégia da sua marca se sobressaia, trabalhar com o audiovisual, criando conteúdos de qualidade, é fundamental.

A boa notícia é que isto não é tão complicado – ou caro – quanto parece. Para fazer um vídeo incrível que levará sua marca ao próximo nível, basta seguir as etapas de produção da maneira correta, planejando e documentando todo o processo. Confira:

Pré-produção: antes de fazer seu vídeo, planeje-o!

A produção de um vídeo começa muito antes de ligar a câmera. É preciso planejar todos os detalhes muito antes disso!

Basicamente, você deve se fazer algumas perguntas:

  • Qual é o meu objetivo com este vídeo? Nutrir leads? Convertê-los? Aumentar o brand awareness da sua empresa?
  • Como vou fazer este vídeo? Onde e quando vou gravar? Quais equipamentos vou usar? Qual será a equipe que vai me ajudar?
  • Para quem é o vídeo? Qual é a sua persona?
  • Sobre o que é o vídeo? Quais serão os temas abordados?
  • Para qual plataforma será o vídeo? Live, streaming, YouTube, Facebook…?

Estas respostas te darão uma importante pista de como o seu material deverá ser. Afinal, um conteúdo conversor é muito diferente de um vídeo de nutrição, assim como um vídeo para o Youtube tem um formato e um para o Facebook tem outro.

É muito importante documentar todas estas particularidades em um roteiro completo. Ele será o mapa que te guiará ao longo de todas as etapas de produção subsequentes.

criação de vídeo online

Produção: com tudo planejado, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Com tudo em ordem, chegou a hora de efetivamente fazer seu vídeo. Ao contrário do que muita gente pensa, esta é a parte mais fácil: basta filmar de acordo com as instruções definidas na pré-produção.

Aqui, o único cuidado necessário é não ter preguiça: é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Faça várias tomadas de todas as imagens, de vários ângulos, para evitar que você não tenha boas imagens na hora de editar, o que, fatalmente, gera retrabalho.

Além disso,tome cuidado com detalhes como o foco e a luz: problemas com a qualidade podem dar a entender de que o trabalho não é profissional, o que afeta negativamente a imagem da sua marca.

Pós-produção: organize os materiais para terminar de fazer seu vídeo

Com todas as imagens prontas, chegou a hora de editar as imagens e fazê-las se tornarem um vídeo, efetivamente.

Só que, antes de realmente editar, é importante organizar as imagens em pastas e filtrá-las conforme a qualidade. Tempo é dinheiro, e isto te ajuda a economizá-lo!

Por exemplo: se você adotou uma fórmula de introdução, desenvolvimento e conclusão para seu vídeo, pode separar os materiais em pastas com estes nomes. Se você fez entrevistas, pode separar as imagens em pastas por entrevistados. Caso as filmagens tenham sido feitas em diferentes locais, separe os materiais em pastas de acordo com as locações.

Do mesmo modo, também é preciso selecionar as tomadas que você realmente vai usar. Na maioria, haverá erros de fala, problemas de luz, de foco… Assista todos os materiais com atenção e elimine os que forem problemáticos.

Depois disso, chegou a hora de editar. Por mais que se recomende o uso de softwares mais profissionais, como o Adobe Premiere, é possível conseguir bons resultados para vídeos simples com programas nativos de computadores, como o iMovie e o Windows Movie Maker.

Conclusão: saber como fazer um vídeo incrível vai muito além do que apenas filmar!

Há muitos empreendedores que têm receio de aprender como fazer vídeos para promover seu negócio temendo os custos, ou por não saberem como produzir um conteúdo de qualidade.

Só que a produção audiovisual não é um bicho de sete cabeças. A chave é manter o processo organizado: nunca ligue a câmera sem saber exatamente qual será o propósito daquele conteúdo!

Tampouco é preciso investir grandes somas de dinheiro: com as tecnologias atuais, até mesmo um celular com boa câmera pode ser usado para obter excelentes resultados.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site