Facebook
RSS

Quer melhorar o ranking do seu site no Google mais rapidamente? Confira 5 dicas práticas de SEO para incrementar à sua estratégia.

dicas de seo agencia emarket

Com as frequentes mudanças nos algoritmos dos buscadores, está cada vez mais difícil e trabalhoso manter uma estratégia de SEO eficaz a longo prazo. Por este motivo, muitas empresas e profissionais liberais preferem contratar uma consultoria de SEO que seja especialista em conseguir posições cada vez melhores nos buscadores.

Mesmo com todos benefícios de contar com profissionais especializados no assunto, algumas empresas optam fazer por conta própria o trabalho para melhorar o posicionamento no Google. Dessa forma, pensando neste público inexperiente, o blog Publicidade na Web planejou 5 dicas práticas de SEO para ajudar essas empresas que ainda não tem uma consultoria especializada.

Confira dicas valiosas de SEO para melhorar o ranking do seu site no Google

 

#1 – Aumente a velocidade das páginas do seu site comprimindo as imagens

Imagine a seguinte situação: Após fazer uma pesquisa no Google, você clica no site escolhido, porém, demora 5, 10 ou 15 segundos e nada da página carregar, o que você faria

a) Esperar pacientemente

b) Voltar ao Google e entrar no próximo site da lista.

Aposto que você e a maioria das pessoas escolheriam a opção b. E o Google segue a sua “recomendação” Ele entende que se o site não é bom para você não deve ser mostrado à frente dos outros resultados das buscas. Por isso, o Google e outros buscadores vêm usando como fator de classificação, a velocidade de carregamento de uma página. Embora existam muitos fatores que interferem nisso, as imagens são as principais vilãs.

Em outras palavras, precisamos reduzir o máximo possível o peso de uma imagem antes de enviá-la para o site. Felizmente existem diversas ferramentas que compactam imagens sem perder a qualidade, algumas chegam a reduzir em até 90% – sem perda aparente da qualidade, como é o caso da ferramenta online TinyPNG.

#2 – Link Building: 4 técnicas para gerar mais backlinks

O backlink é sem dúvidas um dos principais fatores de ranqueamento no Google, porém, conquistá-los nem sempre é uma tarefa fácil. Mas um bom trabalho de link building é recompensado com uma melhora significativa na classificação dos buscadores. Confira abaixo 5 técnicas para gerar mais backlinks.

Guest Posts: Esta técnica consiste em publicar artigos escritos por você em outros blogs com um link dentro do artigo apontando para o seu site. Para um melhor aproveitamento desta técnica, é recomendável escolher blogs do mesmo nicho que o seu e criar um conteúdo de qualidade.

Conteúdo de qualidade: Uma das melhores maneiras de conseguir links para seu site, é criando conteúdo de valor. Para escrever um post de qualidade tente ser simples e ao mesmo tempo responder todas possíveis perguntas de quem está lendo. Fazendo isso, as chances de obter links para seu site aumentam de forma exponencial.

Diretórios: Se você possui um site local, é recomendável cadastrar-se em diretórios, sempre l3vando em conta os índices de relevância adotados pelo Google, como a autoridade de domínio, por exemplo. Mesmo não sendo todos gratuitos, ainda sim vale a pena deixar seu cadastro com link. Alguns exemplos destes diretórios locais são: Ilocal, Telelistas, Lista Amarela, Guia Mais, Opendi e Hotfrog.

Link quebrado é quando o destino de um link não existe mais. Mesmo os grandes sites, têm ou ainda irão ter links quebrados, e é neste momento que você deve aproveitar a oportunidade para criar um conteúdo melhor e apresentar ao dono do site. No final todos ganham, o dono do site por ver o problema e poder corrigir o link quebrado e você por receber um link.

#3 – Conteúdo Evergreen: saiba o que é e por que usá-lo no SEO

Não é novidade para ninguém que o marketing de conteúdo é fundamental para uma boa estratégia de SEO, porém, o que muitos ainda não sabem é como usar a estratégia de conteúdo evergreen para potencializar isso a longo prazo.

Mas afinal, o que é conteúdo evergreen? Simples, também conhecido como conteúdo perene, o conteúdo evergreen é um tipo de assunto que nunca morre. Listas e top 10 se encaixam nesta categoria, pois toda vez que algo no conteúdo mudar, basta alterá-lo, dispensando a necessidade de criar outro. vejamos alguns exemplos de conteúdo evergreen.

  • 20 melhores ferramentas de SEO gratuitas e pagas
  • 10 ferramentas para aumentar a produtividade
  • 20 maneiras de deixar um site mais rápido
  • Empregos mais bem pagos atualmente
  • Redes sociais mais usadas no Brasil
  • 10 Ferramentas do Google Gratuitas
  • 10 carros mais caros do mundo

Como podemos ver, criar conteúdo dessa maneira é muito fácil, basta adaptá-lo a seu nicho e sempre atualizá-lo.

#4 – Crie e disponibilize gratuitamente ferramentas interativas

Uma ótima maneira de se tornar autoridade em determinado nicho é criar e disponibilizar ferramentas úteis para seu público. Fazendo isso, as chances de seus visitantes retornarem ao seu site aumentam. Além de tudo, é natural que empresas e sites do seu nicho indiquem você e, por consequência, gerando visitas para seu site e fazendo dele uma autoridade no assunto. Exemplo disso são os sites voltados a saúde e perda de peso, que disponibilizam ferramentas para descobrir o peso ideal para seus usuários, calculando o índice de massa corporal (IMC).

Na área de marketing digital e SEO, são inúmeras ferramentas online e gratuitas. Bons exemplos disso, são as várias ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado. Um recente caso notório foi o da ferramenta Ubersuggest, comprada e disponibilizada gratuitamente pelo especialista em marketing digital, Neil Patel.

#5 – Entenda como as redes sociais contribuem para a estratégia de SEO

Um erro muito comum de quem está começando a trabalhar com SEO é focar em criar conteúdo apenas para os buscadores, ignorando completamente o poder do marketing em redes sociais. Tal erro pode ser ainda pior se o seu site estiver no início, já que, de acordo com muitos especialistas, o Google tem um certo preconceito com sites novos.

O nome técnico para esse “preconceito” é “sandbox” (caixa de areia), que serve para diminuir o número de sites que são criados apenas para espalhar SPAM.

Independentemente de ser teoria ou não, o que sabemos é que sites novos têm muitas dificuldades para conseguir melhores posições no Google. Por esse motivo, é essencial participar das principais redes sociais e deixar seu link. Apesar de poucas redes sociais permitirem links follow, neste caso, os links nofollow também são bem-vindos, já que passam bons sinais sociais.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site