Facebook
RSS

Por muito tempo se falou na regra de que um vídeo no YouTube teria de ter no máximo 5 minutos de duração e de que ‘menos era mais’ nesse formato de produção audiovisual. Mas o YouTube hoje é uma das mídias mais importantes da era digital e há algum tempo, inclusive, o termo YouTubers foi ganhando força no Brasil. Youtubers são pessoas com um canal nessa mídia social, que postam vídeos e ganham inscritos, ou seja, influência.

Antes de falar sobre delimitação de tempo em vídeo, é fundamental lembrar sobre o poder dessa plataforma na web. Surgido em 2005, não demorou muito para que o YouTube se tornasse um dos maiores sites do planeta.

Em maio do ano passado, Susan Wojcicki, CEO do YouTube divulgou que essa importante rede social conta com 1,8 bilhões de usuários por mês. Essa é a segunda maior plataforma do mundo, ficando atrás apenas do Facebook. Para que um canal hoje se torne parceiro do YouTube e seja monetizado, precisa ter pelo menos mil inscritos e mais de 4 mil horas assistidas nos últimos 12 meses.

Ao atingir a marca de 100 mil inscritos, um canal no YouTube mostra que tem grande possibilidade de se tonar influenciador. Hoje, existem aproximadamente 65 mil canais com essa marca de inscritos. Já com 500 mil inscritos, está mais do que provada a influência do canal sobre os seguidores. Aproximadamente 12 mil canais atingiram essa marca no mundo.

YouTubers mais influentes no Brasil

Os cinco canais no YouTube elencados em ordem, são:

  1. KondZilla – Tem hoje aproximadamente 31 milhões de inscritos. É comandado pelo produtor de clipes de funk Konrad Dantas;
  2. Whindersson Nunes – Tem mais de 28 milhões de inscritos, o canal conta com a irreverência do comediante, principalmente através de paródias de músicas;
  3. Felipe Neto – Tem 20 milhões de inscritos. É um canal polêmico, sempre comentado por gerar muitas críticas;
  4. Rezendeevil – Tem mais de 16 milhões de inscritos. Comandado pelo ex-jogador de Futsal, Pedro Afonso, o canal mistura o formato de vlog e trollagens;
  5. Canal Canalha – Tem quase a mesma marca de inscritos do Rezendeevil. É comandado pelo humorista Julio Cocielo.

Qual a quantidade ideal de tempo de vídeo no YouTube?

A resposta para essa pergunta hoje é: depende. A maioria dos YouTubers hoje têm postado vídeos mais longos, com mais de dez minutos de duração. Tem sido comum encontrar vídeos até mais extensos, de trinta minutos ou mais, sem contar as lives que costumam ter mais de uma hora de duração e dias específicos da semana em que são realizadas pelos YouTubers.

Acredita-se que antes, o tempo dos vídeos era mais curto porque para fazer upload na plataforma era mais demorado. O tamanho máximo de vídeos suportado é de 128GB ou 12 horas. Ainda assim, o usual tem sido ver vídeos mais longos de pouco mais de trinta minutos e mais curtos com pouco mais de dez minutos. Mas hoje, o tempo de vídeo no YouTube depende muito da ideia do conteúdo.

No marketing digital, os conteúdos em vídeo são a grande aposta. De acordo com a Cisco Visual Networking Index, estima-se em que em 2020 os vídeos correspondam a 80% do tráfego de toda a internet. Outro dado curioso é o de que 79% das pessoas preferem ver um vídeo a ter que ler sobre um produto.

Um vídeo no YouTube pode ter a duração de 12 horas, o que equivale a 128 GB. Hoje existe uma padronização de que os vídeos tenham até no máximo 15 minutos. Aqueles que desejam enviar vídeos mais longos, precisam seguir algumas etapas para a verificação da conta no Google. As contas que têm liberada a transmissão ao vivo (lives), automaticamente estão também autorizadas a enviar vídeos maiores à plataforma.

Para garantir a audiência de um conteúdo audiovisual é preciso focar em um fator muito importante: taxa de retenção, ou seja, quantas pessoas verão o conteúdo até o final. O tema é o que vai nortear se um vídeo precisa ser mais curto ou mais longo. Muitos especialistas acreditam que o tempo ideal de duração para um vídeo no YouTube, para ser visto até o final, seja de 2 minutos.

Algo que muitos negócios, dos mais variados segmentos, têm feito no YouTube quando precisam de um vídeo mais longo e explicativo, é gravar no formato playlist e dividi-lo em conteúdos menores, isso dá ao usuário a liberdade de assistir na sequência em que desejar.

Além de ser a segunda rede social mais importante e acessada no mundo, hoje já é uma realidade a aplicação de SEO para YouTube para facilitar que uma marca seja encontrada pelo público certo.

Características essenciais para um bom vídeo no YouTube

Clareza – As pessoas na internet, com tantas opções de conteúdo, querem que a informação vá direto ao ponto. Aposte na comunicação clara e seja breve na conclusão dos raciocínios.

Começo envolvente – No início do vídeo, procure chamar a atenção do público, para que se sinta atraído para consumir todo o conteúdo.

Aposte no visual – Há uma característica no YouTube, assim como nas demais redes sociais, que precisa de atenção. Quando um vídeo começa a ser exibido automaticamente para o usuário, não tem som, sendo assim, é importante que tenha um foco visual, como bom design e legendas, outro recurso que tem sido explorado na maior parte dos vídeos na internet.

CURTA NO FACEBOOK


Como podemos divulgar seu site:

  • Campanha de Links Patrocinados no Google Adwords
  • Otimização de site - SEO Otimização Site
  • Campanha de marketing nas redes sociais
  • Criação de site Otimizado - Desenvolvimento de site