A publicidade on-line é tão eficiente quanto os anúncios de 30 segundos veiculados na televisão ou até mais. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Harris Interactive nos Estados Unidos em parceria com o Google. A empresa avaliou o impacto de anúncios de três categorias – bebidas, snacks (lanches e guloseimas) e cuidados pessoais – em três plataformas diferentes: televisão convencional, You Tube e outros vídeos inseridos na rede. O resultado foi que os vídeos veiculados na internet influenciavam mais a intenção de compra dos consumidores do que os anúncios feitos na TV. Além disso, a pesquisa mostra que, nos Estados Unidos, 32% dos freqüentadores do You Tube estão vendo menos TV do que antes.
Talvez não se deva tomar o resultado da pesquisa como verdade absoluta, afinal, uma empresa de internet está por trás dele e, como todos sabemos, a realidade brasileira é diferente da americana. Mas pode ser interessante repensar a estratégia de anúncios de sua empresa e dar mais atenção à internet e, em particular, à veiculação de vídeos na rede.
Tem mais: até o final do ano 129,5 milhões de pessoas naquele país assistirão a vídeos online com publicidade e esse número deverá crescer para 183,3 milhões em 2013.
Hoje, a maior parte do conteúdo está em videos curtos, com menos de 15 segundos. “Mas o crescimento de vídeos mais longos, como episódios de séries, programas para web, transmissão de eventos esportivos e filmes, vão ampliar as possibilidades”, aposta o analista do eMarketer, David Hallerman.