A Era 2.0 surgiu caracterizada pela colaboração online para construção de conteúdo, troca e propagação de informações, utilização da tecnologias para aumentar a customização e novas experiências virtuais proporcionadas pelos blogs corporativos e redes sociais. Essas condições ofereceram grandes desafios às empresas, principalmente às pequenas e médias, que representam uma parcela cada vez mais significativa do setor produtivo.
A Web 2.0, que surgiu em decorrência de mudanças no comportamento da sociedade moderna, a qual busca conveniência, comodidade e qualidade com preços baixos, disponibiliza todas as ferramentas e tecnologias necessárias para o desenvolvimento da colaboração, como wikis, redes sociais de relacionamento, blogs, podcasts e RSS.
Um dos maiores benefícios disso tudo foi a criação de valor competitivo, ou reconhecimento de valor pelos clientes de uma marca, produto ou serviço, o que veio facilitar a vida das pequenas empresas que hoje podem investir em ações institucionais ou de branding sem precisar direcionar verbas exorbitantes para isso, e concorrer de igual com corporações maiores.
Isso tudo acabou causando, mais do que inovação, uma revolução na forma como empresas e consumidores se relacionam e, consequentemente, no marketing.