O programa de anúncios “Promoted Tweets” é o primeiro passo do Twitter para provar que sua popularidade entre internautas pode se traduzir em um negócio sustentável.
Marcas globais já começam a aderir à ferramenta de publicidade. Uma simples busca na rede de microblogs mostra tweets de anunciantes como Starbucks, Red Bull, a Best Buy, a Bravo, a Sony Pictures e a Virgin America.
Com cerca de 100 milhões de usuários, o Twitter espera ter ainda este ano centenas de anunciantes em seu novo sistema de publicidade.
Apenas um tweet com publicidade é mostrado no resultado de pesquisas e, o microblog já estuda utilizar um método chamado “ressonância” para exibir um tweet promocional na timeline de alguns usuários.
Esse método consiste em um cálculo que inclui a reutilização de uma hashtag, o clique em um avatar ou em um link, a quantidade de retweets, a marcação como favorito, a influência do retweeter, entre outros fatores. O Twitter não divulga a fórmula desse cálculo, assim como o Google mantém em sigilo o PageRank.
Quanto maior a interação com a propaganda, mais ela aparecerá. Assim como, se os usuários não derem retweet ou clique, ela desaparecerá. A ressonância também será usada para tarifar as postagens promocionais.
O modelo de cobrança ainda não foi definido, mas deverá seguir a lógica de maior ressonância = maior custo. Por hora, o custo é fixado por CPM (custo por mil impressões), como no Adwords.
A empresa também fechou acordos com Google e Microsoft no ano passado para incluir as mensagens de seu site nos resultados dos serviços de buscas das duas companhias, mas o anúncio desta terça representa os primeiros frutos de suas tentativas em criar um modelo de negócios que tenha como base uma geração contínua de receita.