
Atualmente, mais de 100 bilhões de pesquisas são feitas em sites de busca por mês, por isso, uma das principais maneiras de aumentar a visualização do seu site, é estar bem posicionado no Google e em outros sites de busca.
Existem duas formas de um site aparecer nos sites de busca: através dos links patrocinados (como o Google Adwords, o Yahoo Search Marketing e o UOL Links Patrocinados) ou então nos resultados orgânicos das buscas.
Os anúncios patrocinados têm várias vantagens como o pagamento por resultados (cliques) e a possibilidade de segmentar a região onde você quer anunciar, quanto quer pagar pelos cliques, anunciar determinados produtos e não o site inteiro, etc.
Mas os resultados orgânicos são mais rentáveis para as empresas, afinal não é preciso pagar para os sites de busca veicularem o seu anúncio.
Para aparecer nos resultados orgânicos é preciso ter um site otimizado corretamente e assim “comprovar” para os sites de busca, que o seu site tem conteúdo mais relevante que outros. A melhor maneira de fazer isso é através do trabalho de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Sites de Busca).
Entenda melhor e de uma maneira resumida, como funciona o sistema de posicionamento do Google:
O Google é um robô que precisa navegar no seu site e identificar se ele é importante pra aquilo que o cliente procura. Atualmente um site precisa ter um código atualizado conforme padrões modernos de programação e sistema de navegação interna para ser indexado e aparecer no topo das buscas.
O Googlebot não consegue identificar imagens e vídeos. Por isso o conteúdo do site é extremamente importante. O site precisa indicar ao Google quais são as palavras-chaves mais importantes. São aquelas com mais destaque e densidade nos textos. Isso pode ser feito em vários lugares do site: no corpo dos textos, nos menus, nas categorias dos produtos, nas urls. Com base nisso, o Google define o que tem maior relevância e posiciona o site mais à frente para essas palavras.
Outro ponto importante é a popularidade do site. A quantidade e qualidade dos links que apontam para o seu site ajudam a posicioná-lo mais à frente nas buscas. Por isso a importância de publicar, por exemplo, links para o seu site nas redes sociais.