Demorou, mas finalmente os especialistas confirmaram o que já sabíamos há muito tempo: o banner 468×60 morreu!
A Doubleclick, empresa especializada em tecnologia de distribuição de banners e gestão de campanhas online, anunciou esta semana o lançamento do seu primeiro estudo sobre publicidade online para produtores de conteúdo, o “Display Business Trends: Publisher Edition”.
O relatório demonstra que o banner no formato 468 x 60 pixels está em queda e hoje representa apenas 3% de todos os banners
entregues por ela mundialmente.
Jonathan Bellack, Diretor de Gestão de Produto e Publicidade da Google, referindo-se ao banner 468×60 em um post no blog oficial da Doubleclick, sentendiou: “Acho que é hora de fazer o velório”.
Por outro lado, Bellack diz que os “três mosqueteiros” – banners retângulo médio (300 x 250 pixels), leader board (728 x 90 pixels) e skyscraper (160 x 600 pixels) – representam praticamente 80% de todas as impressões de banners entregues no mundo pela empresa.
Há muito tempo o banner vem sendo um mero enfeite nas páginas pois os resultados eram pífios, tanto em relação a cliques como branding. A pergunta que eu deixo é: será que os outros formatos ainda proporcionam resultados positivos aos anunciantes. Vejo cada vez menos interesse ds empresas que nos contatam por esse tradicional (e obsoleto) fomato publicitário.