Google e Facebook disputam qual é a melhor rede social e qual tem mais usuários. A briga está acirrada. Enquanto o Facebook declara que já superou a marca de 900 milhões de usuários, o Google+ diz ter milhões de usuários ativos.
Apesar disso, o Facebook parece estar perdendo usuários nos EUA e em outros grandes mercados, de acordo com um relatório da companhia de investimentos Capstone Investiments.
A rede social de Mark Zuckerberg viu sua base de usuários norte-americanos cair em 0.7% nos últimos três meses e 1.7% no semestre passado, apontou Rory Maher, analista de internet da companhia.
Para acentuar essa alteração no mercado das redes sociais, o Google+ mostrou que a qualidade supera a quantidade. A empresa ACSI (American Custumer Satisfaction Index), realizou sua pesquisa anual sobre o índice de Satisfação do Cliente Americano, que mede a satisfação dos clientes em 47 setores e conversando com 80 mil americanos, descobriu que o site do Google é tão bom para os usuários quanto a Wikipédia.
De acordo com a pesquisa, atualmente, apenas 61% dos usuários do Facebook dizem estar satisfeitos com os serviços da rede social. O Google+, por sua vez, conta com 78% de aprovação. Para piorar as coisas para Zuckerberg, o Facebook está atrás também do Twitter, Linkedin e Pinterest.
Os usuários da rede social do Google atribuem notas altas à privacidade do serviço, à falta de publicidade tradicional e melhor experiência em mecanismos móveis. No Facebook, no entanto, os pontos que tiveram pior avaliação foram a política de privacidade, os anúncios do site e o recurso de timeline.
Mesmo que o Google+ supere o Facebook no quesito qualidade, parece que a rede social criada por Mark Zuckerberg ainda tem bastante “gordura” para queimar e continuar na liderança em relação à quantidade de usuários.