A publicidade pela internet vem crescendo a cada ano que passa. Com isso, os anunciantes passaram a dar maior valor ao veículo e agora, mais do que fazer testes e experimentos, o objetivo é potencializar resultados. Com isso, é cada vez mais importante contar com dados esclarecedores sobre o alcance da publicidade no meio online.
Nos próximos meses, o Ibope deve estrear uma nova ferramenta, desenvolvida pela Nilsen, cujo objetivo é exatamente medir o impacto da publicidade digital.
O novo sistema de medição da publicidade online é comparável à métrica de audiência usada na TV. O OCR faz o cruzamento de informações do site em que a publicidade é veiculada com informações demográficas das pessoas que visualizaram os anúncios. Nos EUA, esses dados são fornecidos pelo Facebook. No Brasil, o Ibope não informou se será a rede.
O sistema funciona por meio de tags (palavras-chave) adicionadas às campanhas. Toda vez que a campanha é veiculada, a tag é acionada, gerando dados sobre impressões entregues o que permite medir quantas pessoas foram impactadas.
Com o acordo, o Ibope vai expandir sua amostragem de audiência na internet de 25 mil internautas para, aproximadamente 60 milhões.
“A internet fornece uma infinidade de métricas, e o grande desafio é como usar os dados de forma que faça sentido para o anunciante. Essa iniciativa possibilita um acompanhamento preciso da audiência de campanhas publicitárias na web.”, diz Janette Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online.
Não é uma crítica, apenas percebi um erro comum efetivado, no meu entendimento, como uma falha normal que segue: foi escrito “Nilsen” no texto anterior, quando na verdade consta na matéria original a empresa Nielsen.