Além da interação de empresas usuários para reverter situações adversas nas redes sociaisoutra novidade é a comunicação entre marcas diferentes em ações interativas nas mídias sociais.
Um exemplo disso foi a disputa que ocorreu entre o Santander e o Itaú por um cliente indeciso no Twitter, numa curiosa estratégia de relacionamento. Tudo começou quando o usuário do Twitter @vyktorb lançou um desafio em seu perfil: abriria uma conta no vencedor de uma batalha de rimas ali mesmo, no microblog. O tuíte foi levado à sério por ambos os lados, e os bancos começaram a destacar vantagens e diferenciais das marcas numa bela “batalha de versos”.
Outro exemplo de ação nas redes sociais que promovem interação entre as marcas é a campanha da Honda nos EUA para divulgar o Honda Odyssey, a 1ª minivan que vem com um aspirador de pó embutido. Além dos comerciais de TV, a empresa começou a interagir com marcas de comida e de brinquedos avisando através do Twitter o que vai acontecer se migalhas de bolachas, salgadinhos ou peças de jogos caírem no chao do veículo.
Para a Lego, a Honda postou: “Caro @LEGO_Group, lembrete amigável: blocos no chao sao meus. Seu fã, o Odyssey com HondaVAC”. Muitas marcas estão respondendo e ampliando o alcance da campanha, algumas de forma positiva, outras nem tanto.