Campanha de publicidade online do Canal Discovery utiliza banners expansíveis para aumentar visibilidade e interação, mas o formato ainda não é considerado unanimidade.
O banner foi um dos primeiros formatos encontrados para publicidade online e logo se tornou febre em campanhas de publicidade digital para qualquer tipo de empresa. Com o tempo, as mudanças nos hábitos dos internautas, que já não davam tanta atenção aos banners, fizeram o formato perder força e importância.
Na tentativa de reinventar o formato e buscando novas formas de explorar o potencial da publicidade online, o Canal Discovery veiculou banners expansíveis e dinâmicos com vídeos float em mais de 70 sites e blogs de assuntos relacionados a cinema e entretenimento. O objetivo era anunciar a estreia da segunda temporada da série brasileira Águias da Cidade.
Os banners foram vistos por mais de um milhão e meio de internautas que, ao passar o mouse sobre os vídeos, assistiam a um vídeo que mostrava algumas cenas dos novos episódios da série, que traz histórias do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Segundo a agência responsável pela campanha, os resultados foram muito positivos, com uma taxa de expansão de 15,62% e CTR de 2.25%.
Sobre os banners expansíveis e como eles podem melhorar sua campanha de publicidade online
Inicialmente, o banner expansível é igual ao convencional. A diferença é que a peça só é exibida inteiramente se o usuário desejar e passar o mouse sobre ele, ampliando a área de visualização do anúncio, que permanece ampliado enquanto o cursor estiver sobre ele, causando impacto no espectador. Como o banner expansível é feito em flash, ele pode exibir imagem, animação, vídeo e som, formatos que definitivamente chamam a atenção e que são diferenciais em qualquer peça publicitária.
Apesar de proporcionar mais visibilidade, os banners expansíveis ainda geram muita polêmica como observa-se em comentários de notícias e fóruns sobre o assunto.
Muitos internautas não o aprovam por considerar que o formato é invasivo e atrapalha a navegação, chegando a compará-lo à velha e malquista pop-up.
Para ver o banner do Discovery, clique aqui