Em um mundo onde os relacionamentos são dinâmicos e ocorrem em tempo real, as empresas precisam estar cada vez se mais próximas dos consumidores e aprender a lidar com criticas e sugestões que podem ocorrer nas redes sociais.
O Real Time Marketing vem sendo usado por grandes marcas e que se resume a monitoraracontecimentos, notícias e eventos relevantes ao público das redes sociais para promover engajamento entre seus simpatizantes. Especialistas apontam o marketing em tempo real como o próximo grande avanço nas ações das marcas no meio online.
Estar atento aos comentários postados em sites de notícias, blogs e redes sociais proporciona interação em tempo real e é uma forma de diminuir a distância entre a marca e os consumidores.
Um exemplo recente disso aconteceu durante a Copa do Mundo no Brasil quando muitas marcas experimentaram o formato de criação de conteúdo conectado com o evento, em tempo real.
Um dos casos mais famosos de real time marketing foi o da Oreo, que, em 2013 teve uma boa sacada enquanto muitos assistiam ao Super Bowl, a final do principal campeonato de futebol americano. No momento que o jogo estava no ar ocorreu um apagão no estádio e, como é comum ocorrer entre as pessoas atualmente, muitos tuitaram a respeito. Nesse momento a 360i, agência responsável pelo marketing digital da Oreo, publicou o tuíte: “Apagão? Não tem problema. Você ainda pode mergulhar a sua bolacha no escuro”.Pronto. Foram mais de 15 mil retuítes que colocaram a Oreo nos trending topics do Twitter no país.
A Oreo é uma das empresas mais ativas em interagir com os fãs por meio de sua página no Twitter. Outra grande sacada da marca ocorreu quando uma fã tuitou: “Posso dizer que gosto muito de chocolate quando sigo Oreo e Kit Kat”. Nesse momento, a marca da Nestlé chamou a “rival” para uma partida de jogo da velha, com um X feito de seus chocolates no tabuleiro. A Oreo respondeu com os chocolates comidos: “Desculpe, Kit Kat. Não resistimos”. Veja a “disputa” das marcas na imagem abaixo.