Novas soluções para compras mobile no Facebook, visam atender mudança de hábito dos consumidores que utilizam cada vez as novas tecnologias.
O consumidor está ativamente vivendo e interagindo com o mobile, tanto que, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope Conecta, 42% dos jovens preferem usar dispositivos móveis para fazer compras online.
Apesar de ser uma prática cada vez mais consolidada entre os consumidores, as empresas ainda estão em fase de experimentação, e o processo de transição entre a antiga forma e o novo hábito de compra ainda está acontecendo a passos menos largos, com as adequações necessárias para conquistar o público e aumentar as vendas pelos aplicativos móveis.
No que diz respeito ao acesso a redes sociais, 54% dos brasileiros usam os smartphones e metade dos acessos ao Facebook é feito para pesquisas sobre produtos, geralmente no feed ou em grupos e páginas.
O Facebook já percebeu que os usuários não acessam a rede social apenas para interagir com familiares e amigos, mas cada vez mais com marcas e produtos e, por isso, está lançando e testando soluções e produtos para que a experiência de compra e venda do usuário e do mercado que o atende fique cada vez mais simplificada.
Soluções para as compras mobile
Dentre as soluções ainda em fase de testes, o Canvas é uma forma de navegar a partir de anúncios sem a necessidade de sair do Facebook para realizar uma compra. Quando o usuário clica em um anúncio, a rede social carrega uma página na qual é possível escolher a variante e cor do produto, oferecendo opção de compra sem precisar abrir um novo site.
Entre as experiências já adotadas está o formato de carrossel para anúncios na plataforma, lançada ainda no ano passado. Esse recurso permite que sejam mostrados vários produtos e links em um mesmo anúncio e os resultados foram bastante positivos: entre 30 e 50% de redução nos custos por conversão.
O Instagram também aderiu a essa forma de interação, e recentemente permitiu que vídeos também fossem usados como formato para publicidade, o que demonstra que o movimento do mercado e os investimentos em aprimoramento do mobile são essenciais para promover uma melhor experiência de compra e aumentar as conversões.