Por mais que as mídias sociais tenham se firmado e conquistado a simpatia de grande parte do público fazendo com que cada vez mais pessoas mergulhem nesse mundo de consumo de conteúdo e relacionamento, para as empresas ter um site continua sendo imprescindível.
O ambiente mais adequado para mostrar a sua empresa, a história dela, seus produtos e serviços, assim como atestar a qualidade deles (clientes, portfólio ou depoimentos) continua sendo o web site. A diferença entre um site e uma página no Facebook é que na mídia social as pessoas não estão procurando por nenhum produto ou serviço. É no Google que os consumidores procuram por assuntos do seu interesse, produtos e serviços que desejam consumir. E é através do buscador que eles localizam os sites.
Nesta era digital na qual estamos cada vez mais conectados, não aparecer para o cliente é quase como uma sentença de morte. Principalmente para as pequenas empresas que precisam usar todas armas possíveis para competir nesse acirrado mercado.
Investir na criação de um site
Muitas vezes o investimento em um site pode parecer caro para uma pequena empresa. Como alternativa, várias soluções baratas ou gratuitas surgiram para atender as necessidades desse público. A plataforma mais recente com essa característica é o Wix, usada por mais de 58 milhões de pessoas, segundo o próprio Wix.
To wix or not to wix, eis a questão
Seu modelo de negócio é a facilidade para construção do site até mesmo por pessoas que não sabem programar, tornando-o acessível para uma grande parcela de consumidores. Claro que se o seu objetivo é apenas ter um site, o Wix assim como outras plataformas podem quebrar o galho. Mas se o seu objetivo vai além disso e ter um site faz parte da sua estratégia de marketing é bom começar a pensar em outra solução.
Primeiro porque as limitações da plataforma não permitem alcançar um resultado final de maior qualidade. Para piorar a situação, no mês passado os usuários do Wix tiveram uma desagradável notícia. O Google simplesmente deixou de indexar sites criados com a plataforma.
O que aconteceu é que um conflito entre os sistemas Wix e Google dificultou a indexação das páginas no buscador, que reconheceu o problema e chegou a emitir um comunicado sobre o ocorrido, no qual prometeu reindexar os sites Wix, mas dificilmente o problema será resolvido completamente.
Levando em conta suas características de facilidade na criação do site e ausência total de custo, o Wix claro que pode ser uma solução para várias pessoas, profissionais, empreendedores e até mesmo empresas.
Mas se você quer um pouco mais de qualidade, o WordPress que é uma plataforma de criação de site de código aberto e grátis (o único custo obrigatório é a hospedagem) imensamente superior e que proporciona benefícios bem maiores também. Hoje em dia, com um mínimo de investimento e um pouco de conhecimento técnico, é possível criar um site em Wodpress, com gerenciador de conteúdo, layout de qualidade, design responsivo para equipamentos móveis e, principalmente, super amigável para aparecer na busca orgânica do Google.