O acordo entre as duas companhias permitirá que Google indexe perfis do Facebook e outros conteúdos públicos da rede social
O Google há algum tempo já vem dando maior relevância para a presença digital das marcas na hora de definir os resultados das buscas. Ter conteúdo compartilhado nas mídias sociais já era um fator importante mesmo que o objetivo fosse apenas o bom posicionamento do site na busca orgânica. Mais do que isso, o Google já vinha mostrando vídeos do Youtube nos resultados. Pois agora, você tem mais uma razão para ter uma página e publicar conteúdo relevante no Facebook.
Uma parceria acertada entre a rede social e o gigante das buscas definiu que o conteúdo dos posts publicados em perfis públicos poderá aparecer como resultado nas buscas do Google. De acordo com o Wall Street Journal, a medida faz parte dos esforços do Google para otimizar as buscas no mobile.
A partir de agora o Google vai passar a indexar não apenas os perfis do Facebook, mas também outros links e até mesmo conteúdo de publicidade dentro de seu aplicativo de buscas.
É importante ressaltar que apenas informações públicas serão indexadas e mostradas na versão móvel da busca do Google. Conteúdos privados ou visíveis apenas para amigos não serão vão aparecer na busca. Ao clicar em um link o usuário será levado para dentro do app do Facebook.
As vantagens para as empresas
Os dois gigantes saem lucrando com o anúncio da nova parceria. O Google conseguirá mais uma vitória no alcance de buscas com o acesso às redes sociais, apps nos quais as pessoas passam a maior parte do tempo quando estão conectadas. Já o Facebook, por sua vez, ganha na facilidade de acesso dos seus usuários, que ao fazerem uma pesquisa, serão direcionados para a rede social, com apenas um clique.
Apesar de ser o rei da busca na web, o Google enfrenta uma certa dificuldade para manter o serviço relevante para quem usa aplicativos. A cooperação entre os gigantes busca exatamente ampliar as buscas dentro de outros aplicativos.