Os algoritmos do Google indicam que a experiência do usuário é um fator cada vez mais importante do SEO e determinante para o bom posicionamento nas pesquisas.
São inúmeros fatores analisados pelas plataformas do Google na hora de ranquear uma página ou site. São mais de 200 aspectos que determinam qual site é o melhor para atender a necessidade de quem utiliza a ferramenta de busca. Um site melhor sobre vários aspectos vai oferecer uma experiência positiva para o usuário e, por isso, pode ser indicado pelo Google entre os primeiros resultados.
Já faz algum tempo que os algoritmos do Google vêm considerando que a experiência do usuário é um fator cada vez mais determinante para o ranqueamento dos resultados das pesquisas. Por isso, a importância de investir tempo no planejamento antes de começar a criar o site.
Um estudo feito pela Experienced Dynamics mostrou que o conteúdo de uma página não otimizada faz com que 70% dos usuários deixem o site em busca de outro. Por isso, é importante que texto do site ou mesmo um post do blog tenha, além de uma boa otimização, informaçôes valiosas para o usuário.
Como a experiência do usuário afeta o SEO no desempenho da página
Quanto mais afinada está uma página, melhor será seu desempenho. E, quanto melhor o desempenho, melhor o posicionamento nos rankings. Quando um usuário entra em um site a partir de uma busca no Google, consegue navegar com facilidade e encontra nele o que procurava, sua experiência com esse site é positiva. Isso faz com que o buscador entenda que um site de carregamento rápido e com conteúdo organizado facilita a vida de quem faz uma busca, em comparação a um site lento, pesado e desorganizado.
Bounce Rate: Satisfação e comportamento do usuário
Existe uma métrica muito importante para garantir um bom posicionamento no Google que é o tempo de permanência dos leitores que chegam por meio de pesquisas, chamada Bounce Rate.
Em outras palavras, a métrica funciona da seguinte maneira: se um leitor entrou em um site e ficou bastante tempo por lá significa que ele ficou satisfeito ou o conteúdo foi muito útil. Logo, o usuário está totalmente ou parcialmente satisfeito. Da mesma forma o contrário pode acontecer:
Se o usuário fica perdido num site ou não consegue encontrar o conteúdo pretendido facilmente;
Se o usuário clica em várias páginas e sai rapidamente, sem voltar depois, ou mantêm uma rotina de visitação.
Por isso, é importante investir em conteúdo de qualidade, principalmente na introdução. O leitor precisa ser conquistado logo no primeiro parágrafo para continuar lendo o seu conteúdo. Para ajudar, imagens, vídeos e infográficos ajudam a dar fôlego ao texto e torna o seu site muito mais atraente.
Links internos: mantenha o leitor no seu site
Como já vimos, fazer com que o usuário passe o máximo de tempo possível no seu site é um ótimo sinal para o Google. Ter links internos no seu artigo apontando para outros tópicos relacionados pode ajudar a incentivar a permanência do leitor no seu site. Além de facilitar para o usuário, a linkagem interna também proporciona que o Google,que navega por links, visite e indexe mais páginas do site.
Conteúdo de valor
Uma dos fatores que o Google leva em conta para analisar a experiência do usuário com o site, é a satisfação dele. Isso é demonstrado através do tempo de permanência, quantidade de páginas visitadas e compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais. Por isso, é fundamental que o conteúdo do site, desde os textos das páginas como também os artigos do blog sejam bem escritos e tenham informações que realmente façam a diferença para o usuário. Isso vai proporcionar satisfação a ele.