Eficiente, o remarketing é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente para aumentar as taxas de conversão das empresas
Esbarrar novamente com anúncios daquele produto que você visitou em um site, mas não comprou: será mera coincidência? Não para quem conhece o remarketing, uma das estratégias de Marketing Digital mais eficientes para aumentar a conversão, ou seja, as vendas da sua empresa.
Segundo o Google Adwords, cerca de 97% dos visitantes de um site não concluem a compra após a primeira visita e o remarketing visa alterar esse cenário e alavancar seus resultados. Porém, 30% concluem suas compras ao ser atingidas com as técnicas de remarketing! No caso dos e-commerces, o remarketing se tornou um dos principais aliados para alcançar os visitantes corretos com boas ofertas para a conclusão das compras.
O que significa remarketing?
Remarketing ou retargeting: as duas expressões significam a mesma coisa, mas a única diferença é que remarketing é o nome da ferramenta dos links patrocinados do Google, enquanto outras plataformas utilizam a mesma técnica sob a segunda denominação, como a AdRoll, FetchBack e Re Targeter, por exemplo.
Derivada do inglês “target”, que significa alvo, a palavra retargeting visa cumprir seu objetivo: impactar novamente o mesmo usuário com anúncios visualizados após a sua primeira busca pelo assunto.
Com anúncios específicos, personalizados, o remarketing “segue” atingindo possíveis consumidores que já visitaram o site da empresa ou utilizaram o aplicativo na versão mobile.
Como o remarketing aumenta as vendas
Quando um usuário acessa o site, ele é “marcado” com um cookie que ficará gravado no seu computador e servirá para ativar a exibição dos anúncios quando esse mesmo visitante entrar em outros blogs ou sites que contam com anúncios do Google.
Nos anúncios patrocinados Google Adwords, é possível exibi-los em duas redes, a de Pesquisa, com páginas de respostas para buscas feitas no Google; e a de Display, que traz diversos sites, redes sociais e blogs com espaços para a exibição de anúncios por meio do sistema de afiliados do Google, o Google AdSense.
De forma intuitiva, é possível configurar seus anúncios de remarketing pelo Google ou Facebook com o passo a passo da ferramenta. Para que a estratégia funcione, é essencial que você adicione uma tag de remarketing no seu site. No Adwords, há detalhes específicos para que isso seja feito de forma eficaz.
Estratégias de remarketing em ação para a conversão
Instalada a tag, é hora de estruturar algumas estratégias para o sucesso da campanha. O estudo do público-alvo é essencial, já que o remarketing é baseado em listas que verificam quem acessou as URLs relacionadas a certos produtos, quem comprou no site, quem entrou na página de valores, entre outras – por isso, a importância de uma análise de públicos para que somente os relevantes sejam abordados nos novos anúncios.
As audiências, personalização, qualidade das landing pages e visualização constante das métricas também são essenciais para o remarketing.
Confira algumas dicas para sua campanha de remarketing:
- Crie audiências relevantes para o seu negócio: foque somente nas personas que trarão resultados com o remarketing;
- Personalize seus anúncios: cada público precisa de um tipo específico de anúncio, que deve estar o mais próximo possível do objetivo do usuário. Caso ele tenha acessado a página de produtos, por exemplo, é interessante que o item de seu interesse seja exibido nos anúncios;
- Verifique suas métricas: seus esforços devem ser analisados com atenção, com foco no gasto real para as conversões da campanha, tanto no Custo Por Clique (CPC), quanto no Custo Por Aquisição (CPA);
- Ofereça boas landing pages: o usuário deve ser atraído para o seu objeto de desejo, ou seja: não adianta focar em anúncios que o levem até a home do site. Certifique-se de que ele encontrará o que precisa logo de cara!
- Cuidado com o excesso: muitas exibições para um mesmo usuário pode cansá-lo e causar o efeito contrário do seu objetivo inicial. Recomenda-se que o máximo de exibições seja de 10 por pessoa.
Com valores de links patrocinados comuns, o remarketing pode alavancar suas vendas. Verifique as ações da concorrência e estruture uma campanha com essa estratégia para o seu negócio, colocando nossas dicas em prática.