Fazer SEO para YouTube é fundamental para que seus vídeos sejam encontrados pelas pessoas certas e obtenham o máximo de retorno. Confira nossas dicas.
Há muitos consultores de marketing digital que são taxativos ao dizer que o vídeo é a mídia do futuro. Não poderíamos discordar mais: para nós, o audiovisual é o meio do presente!
As estatísticas estão aí para comprovar a tendência. Estima-se que, até 2020 (ou seja, daqui a menos de 2 anos) 80% do conteúdo de toda a web será em vídeo. Em 2017, a cifra já bateu os 76%.
Por mais que as plataformas para o consumo do audiovisual sejam muitas, o YouTube tem uma posição privilegiada. Mais de 3 bilhões de horas de vídeo são assistidas todos os meses dentro do site.
Este número impressionante faz com que ele seja o segundo maior mecanismo de busca do mundo. Perde apenas para sua empresa proprietária, o Google. Portanto, com a alta concorrência, é fundamental aplicar técnicas de SEO para YouTube para se sobressair!
A importância dos vídeos no marketing digital
Estas não são as únicas estatísticas que apontam a importância do vídeo nas estratégias digitais. Ela é tão grande que ganhou até nome próprio: video marketing. Trata-se de agregar valor à sua marca por meio deles. Cases de sucesso, vídeos institucionais, demonstrações do seu produto… as possibilidades são infinitas para quem está pensando em investir!
Novamente, os números comprovam que o terreno é fértil para gerar bons resultados: 64% dos consumidores afirmam que são mais propensos a comprar de uma marca se ela produz vídeos.
Só que muitas empresas estão percebendo isso, o que torna a concorrência extremamente acirrada. É aqui que o SEO para YouTube entra em ação.
Como fazer SEO para YouTube?
Assim como no caso do Google, é possível usar algumas técnicas para aparecer antes dos concorrentes nos resultados de uma busca no YouTube. Basta usar as técnicas de SEO adequadas! Veja 5 maneiras de fazer isso:
Use buscadores de palavras-chaves específicos para o YouTube
Nem só do Google vivem os buscadores de palavras-chave. Há alguns que permitem buscar termos estratégicos para otimizações no Youtube.
É o caso do keywordtool.io. Ele funciona do mesmo modo que os buscadores pensados para o Google: basta digitar um termo como ponto de partida e explorar as suas opções. São ferramentas como estas que você deve usar para obter o máximo de retorno de suas produções audiovisuais!
Use as palavras-chaves levantadas na descrição do seu canal e dos vídeos
Novamente, assim como na otimização para o Google, o SEO para YouTube exige que você posicione os termos chave em locais estratégicos. No caso da plataforma de vídeos, eles são o título (que, além disso, deve ser atraente e sintetizar bem o tema do conteúdo) e a descrição, tanto dos vídeos quanto do canal.
Lembre-se: o YouTube não vai entender seu vídeo por mágica. Você deve ajudá-lo a entender o contexto, para que ele saiba onde te posicionar, de modo que você se destaque para as pessoas certas.
Uma alternativa muito interessante para isto é colocar a transcrição do conteúdo na descrição. É algo que ajuda o usuário, o que conta pontos para a sua marca.
Do mesmo modo, é importante caprichar na descrição do canal. Além de ser interessante para os usuários, ela também deve conter as palavras-chave estratégicas para o seu negócio.
Faça conteúdos interessantes, que gerem backlinks orgânicos
Bons conteúdos geram backlinks sem nenhum esforço adicional. Isto vale tanto para textos quanto para vídeos!
É por isso que a qualidade do conteúdo é fundamental no SEO para YouTube: faça vídeos memoráveis, que despertem legitimamente o interesse das pessoas. Deste modo, você conseguirá menções internet a fora – o que significa links. Isto te ajudará a saltar na frente dos concorrentes nos resultados das buscas!
Não se esqueça das tags
Assim como os posts de blogs, o YouTube permite que você classifique seus vídeos por meio de tags. É outro mecanismo a seu favor para estabelecer o contexto do seu conteúdo – e, consequentemente, fazer com que ele apareça nas buscas certas.
A ideia é que você resuma, em poucos termos, os assuntos que o seu texto cobre. Por exemplo: um vídeo com dicas de marketing de conteúdo poderia ter tags como “inbound marketing“, “SEO” e “copywriting”.
- Seja consistente
Por fim, lembre-se do mantra do marketing digital: devagar e sempre. Se você começar a produzir vídeos hoje, não espere que seu canal se tornará uma máquina de vendas em questão de uma semana.
Isto porque um dos segredos do SEO para YouTube é a consistência. Procure publicar vídeos de qualidade com periodicidade definida: além de contar pontos com o algoritmo do YouTube, isto fará com que você conquiste não apenas um público cativo, como, também, a confiança do algoritmo do YouTube.
O resultado? Você será encontrado exatamente pelo seu público, o que é sinônimo de sucesso. Boas vendas!