A empresa de software ContaAzul se tornou referência em marketing de conteúdo com uma estratégia simples e direta, que conversa diretamente com leads e clientes.
Por muito tempo, o Brasil esteve fora do mapa da inovação. As incertezas econômicas e políticas, bem como a falta de talentos altamente qualificados, estavam entre os obstáculos à criação de negócios disruptivos no país.
Felizmente, a realidade está mudando. Algumas empresas de DNA brasileiro conquistaram o país e se tornaram conhecidas internacionalmente devido à qualidade de seus produtos e à escalabilidade de seu modelo de negócio.
Uma delas é a ContaAzul, empresa catarinense de Joinville. Fundada em 2011, seu sistema já atendeu a impressionantes 800 mil clientes em todo o Brasil.
Entretanto, não é só a qualidade e a penetrabilidade do produto que dão o que falar sobre ela: sua estratégia de marketing de conteúdo também é notável, e rapidamente se transformou em referência entre profissionais de todo o Brasil. Aprenda mais sobre ela neste post!
Sobre a ContaAzul
A ContaAzul foi idealizada pelo cientista da computação gaúcho Vinicius Roveda como uma solução que facilitasse a gestão de micro e pequenos negócios. Até então, as soluções do mercado eram complexas e caras, forçando os empreendedores de menor porte a se contentar com planilhas e cadernos de controle de caixa.
Mesmo com tudo para dar certo, a ideia demorou para sair do papel: Roveda começou a amadurecê-la em 2007, mas a empresa só foi oficialmente fundada em 2011.
Em apenas 7 anos de mercado, a ContaAzul já atendeu a mais de 800 mil micro e pequenas empresas. Seu sistema foi usado para emitir mais de 1 milhão de notas fiscais e economizar mais de 300 mil horas de trabalho a pequenos empreendedores, de acordo com a própria empresa.
Consequentemente, ela já recebeu vários prêmios, como o Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, e conquistou o título de Melhor Startup B2B do Brasil, concedido pelo TNW Startups.
De onde vem todo este sucesso? Os fundadores dizem que não teriam chegado neste nível sem um elemento crítico: o marketing de conteúdo.
Por que a estratégia de marketing de conteúdo da ContaAzul é considerada um sucesso?
Uma coisa é certa: sem uma estratégia de marketing de conteúdo muito bem elaborada, a ContaAzul não teria chegado onde está hoje. O blog nasceu praticamente junto com a empresa, e, até hoje, é alimentado constantemente, seja com posts ou materiais ricos.
As ações são calculadas com cuidado e têm resultados impressionantes. Apenas uma de suas campanhas, feita para atrair contadores para sua solução especializada, gerou mais de 5 mil leads qualificados!
Além disso, a empresa é referência quando se trata em informação sobre a gestão de micro e pequenas empresas, com excelentes resultados nas buscas do Google sobre temas relacionados. É por essas e outras que a estratégia é considerada um sucesso!
Quais são os diferenciais da estratégia de marketing de conteúdo da ContaAzul?
De um modo muito simples, é possível dizer que o conteúdo da ContaAzul levou a empresa longe porque é tratado com a mesma importância de seu produto principal: o sistema de gestão. Isto significa que há pessoas especializadas produzindo conteúdo qualificado para chegar a públicos estratégicos, e que isto é tido como prioridade.
Confira alguns dos diferenciais desta estratégia – que podem ser levados a qualquer outro negócio:
Aproveitamento do conhecimento interno
Devido à sua área de atuação, a equipe do ContaAzul é formada por um time de contadores e administradores de empresas. São, portanto, pessoas que têm muito conhecimento que interesse à persona do negócio.
Uma coisa que a empresa faz muito bem é aproveitar esta vantagem, encorajando que colaboradores de todas as áreas publiquem no blog. Em tempos de 2 milhões de posts de blogs sendo publicados diariamente, este é um diferencial que valoriza o conteúdo.
Foco nas dores do cliente
O blog da ContaAzul trata de temas como fluxo de caixa, gestão de pessoas, de recursos, etc. São assuntos que, para um administrador de empresas, são óbvios.
Entretanto, o Sebrae afirma que, em 2015, 43% das empresas foram abertas por necessidade. Consequentemente, não contam com gestores profissionais. Assim, a ContaAzul gera conteúdo direcionado para estes empreendedores, seus possíveis clientes.
Grande variedade de formatos de conteúdo
Nem só de eBooks e posts para blogs vive o ContaAzul: eles também oferecem materiais diferenciados, como webinars e planilhas. Mais interativos, estes materiais são mais valiosos aos olhos do público, o que gera mais conversões.
Constância
Uma rápida visita ao blog da empresa vai revelar que ele é alimentado constantemente.
Isto é muito importante, afinal, seus leitores são ávidos por conteúdo. Quando eles ficam sem, migram para a concorrência.
Conteúdo alinhado com a cultura interna
Startups são célebres pela simplicidade e descontração. A ContaAzul acerta em trazer estes princípios a seu marketing de conteúdo: a linguagem é simples, acessível e foge do linguajar técnico da área. Trata-se de algo que demonstra o conhecimento sobre o próprio negócio e, consequentemente, sobre a audiência.