Que a estratégia de vídeo marketing sempre foi importante para branding de uma empresa ninguém duvida. Porém, quando se trata de usar conteúdo de vídeo em vendas, muitos ignoram por acreditar que sua única serventia dentro do marketing é de divulgar um produto ou serviço.
No entanto, usar vídeos de vendas dentro das páginas de destino pode aumentar sua conversão de forma significativa.
É o que mostra um estudo realizado pelo site Media Button sobre os benefícios dos vídeos explicativos. De acordo com o resultado da pesquisa, 85% das pessoas que assistem um vídeo são mais propensas a efetuar uma compra.
E a tendência é que fique melhor, uma vez que o consumo de conteúdo em vídeo na internet está crescendo no Brasil.
Segundo um estudo encomendado pelo Youtube e feito pela Provokers, mostrou que de 2014 a 2018, a audiência do audiovisual para web no Brasil aumentou 135%.
Por que usar vídeos em vendas?
1. O vídeo está dominando internet.
Apenas no Youtube são mais de 1,5 bilhões de usuários ativos consumindo um bilhão de horas de vídeo por dia.
Em uma publicação recente, a Cisco demonstrou estar confiante sobre o futuro do conteúdo em vídeo na internet. Para ela, o conteúdo de vídeo será responsável por 80% de todo o tráfego da Internet até 2019.
2. Vídeo converte melhor
De acordo com o Google, cerca de50% dosinternautas procuram assistir um vídeo do produto antes de comprá-lo. Além disso, segundo um estudo feito pela Experian Marketing Services, usar a palavra vídeo em um e-mail marketing aumenta em até 13% a taxa de abertura.
3 – É melhor compreendido
Um bom vídeo explicativo pode sanar todas possíveis dúvidas que um cliente venha ter sobre seu produto ou serviço. Demonstrar o funcionamento através de um vídeo facilita a compreensão do cliente e, por consequência, aumentam as chances de consumar uma venda.
4 – É mais interessante
Segundo a ferramenta de monitoramento de mídias sociais, Buzzsumo, conteúdo em vídeo no Facebook gera duas vezes mais engajamento do que aqueles com apenas textos e imagens.
Já o Twitter diz que um vídeo publicado em sua plataforma tem 6 vezes mais chances de ser retweetado do que textos e fotos.
5 – É mais prático
De acordo com um estudo feito pelo Dr. James Mcquivey, da Forrester Research, um minuto de vídeo institucional pode valer mais do que 1.8 milhões de palavras escritas no site.
Como fazer um vídeo de vendas em 5 passos
1 – Cative sua audiência
Os 15 segundos iniciais são os mais importantes de um vídeo de vendas. É esse o tempo que você tem para capturar a atenção do seu público-alvo para ele continuar te assistindo.
Dessa forma, o início de um vídeo de vendas deve ser criativo, espontâneo e divertido, mas deve ter relação com o produto ou serviço que você está vendendo.
2 – Demonstre todos benefícios do seu produto.
Agora é hora de você demonstrar as funcionalidades e utilidades do seu produto ou serviço. Caso seja um produto físico, mostre como ele funciona e como ele pode ser usado. Além disso, de exemplos práticos de como o seu produto ou serviço facilitará a vida do seu cliente.
3 – Se antecipe às objeções
Antes de começar a fazer um vídeo de vendas, faça uma pesquisa sobre as principais dúvidas que os clientes têm sobre seu produto. Em seguida, coloque-as no roteiro e tente respondê-las de forma espontânea.
4 – Mostre as opções para adquirir o produto
Esse é o momento mais delicado para muitos que trabalham com vendas: falar o preço do produto. Entretanto, se o seu produto for bom e cumprir tudo o que foi prometido durante o vídeo, seus clientes não irão reclamar do preço.
5 – Chame para um Call To Action (CTA)
Finalize o vídeo lembrando sua audiência dos benefícios em adquirir seu produto, e o que ela estará perdendo caso não compre. E por fim, convide-os a clicar no botão de comprar para efetuar a compra.
O desafio de usar vídeos em vendas
O grande desafio, porém, é conseguir fazer vídeos de vendas que tragam bons resultados para sua empresa, e não o contrário.
Dessa forma, por mais que o processo de criação e produção de um vídeo seja demorado, devemos fazê-lo com dedicação e cautela para que o mesmo não diminua sua marca.
A boa notícia é que com disposição e um pouco de estudo e criatividade, é possível criar vídeos de vendas incríveis.
Além disso, com a enorme quantidade de ferramentas e aplicativos disponíveis para edição de vídeos, é possível fazer todo trabalho usando apenas a câmera de um celular.
Por outro lado, se você considera tudo isso muito difícil e confuso, ou percebeu que talvez não tenha tempo para todo esse trabalho, conte com a Agência emarket. Além de prestar serviço de criação de sites e marketing digital, nós também produzimos conteúdo e gerenciamos blogs. Entre em contato e descubra tudo o que podemos fazer por sua empresa